Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ana Sivieiro busca à reeleição do Conselho Tutelar de São Miguel do Iguaçu

"Eu sempre trabalhei com crianças e adolescentes, 30 anos como professora, dentro da minha formação em pedagogia, e já servi dois mandatos como conselheira tutelar."

  • 11/09/2023
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região

Nesta segunda-feira (11), o Costa Oeste News teve a oportunidade de entrevistar Ana Sivieiro, candidata ao Conselho Tutelar de São Miguel do Iguaçu. Ana, com o histórico de dois mandatos como conselheira tutelar, compartilhou as motivações e planos para contribuir com a comunidade local.

Ana Sivieiro, que reside no Balneário Ipiranga e é mãe de três filhas, explicou a principal motivação para se candidatar ao cargo de conselheira tutelar: "Eu sempre trabalhei com crianças e adolescentes, 30 anos como professora, dentro da minha formação em pedagogia, e já servi dois mandatos como conselheira tutelar. Gosto do que faço e procuro sempre desempenhar meu trabalho da melhor maneira possível."

Ana também compartilhou a abordagem para lidar com situações de abuso infantil e negligência: "Quando se fala de abuso sexual, é bem cruel. A gente sempre procura a criança/adolescente que passou por esse abuso, sempre tem um atendimento imediato com o profissional da escuta especializada. A gente faz acolhimento da família e daí em colegiado a gente toma as medidas possíveis, onde a família toda é acompanhada pela rede de proteção, para poder diminuir um pouquinho mais o sofrimento."

Sobre a cooperação entre o Conselho Tutelar, escolas e outras entidades, Ana enfatizou a comunicação: "Temos uma boa comunicação com a rede de proteção e bons profissionais que resolvem as situações juntos. Pretendemos intensificar nossa participação nas escolas e oferecer palestras de prevenção, apesar da alta demanda que enfrentamos diariamente."

No que diz respeito ao bullying e violência entre crianças e adolescentes, Ana destacou a necessidade de identificar sinais de agressão e trabalhar com as escolas na prevenção: "Os casos de bullying acontecem diariamente. Quando aparece evasão escolar por causa do bullying, a escola nos encaminha os casos mais graves para acompanhamento psicológico."

Quanto aos direitos das crianças com deficiência, Ana enfatizou a igualdade e a atenção especial quando necessário: "A gente trabalha com igualdade, que todas as crianças têm o mesmo direito. Lógico, se tiver algum caso mais especial, a gente vai dar toda atenção especial, mas a gente não tem nenhum caso assim no nosso município que a criança especial não está tendo todos os atendimentos."

Sobre casos de abuso de substâncias por parte de pais ou responsáveis, Ana reconheceu a complexidade do problema: "Essa é uma parte bem delicada, porque todas as situações que aparecem para nós de violência, elas têm origem em algum tipo de droga. A pior droga ainda é a lícita, que é a bebida alcoólica, que acaba sendo a porta de entrada para todas as outras drogas. Temos o CAPS que oferece tratamento para esses pais e também temos palestras semanais para ajudar os pais a se libertar dessa droga."

Quando abordada sobre a educação sexual nas escolas, Ana enfatizou a importância das palestras ministradas por profissionais da área: "Tem que ter palestras dos profissionais da área, que vão ajudar não só as escolas, como os pais também. Em casa, deve-se falar muito com os filhos e passar para eles realmente o que é o correto."

Para sensibilizar a comunidade sobre os direitos das crianças e as responsabilidades do Conselho Tutelar, Ana mencionou campanhas de conscientização: "A gente teria que levar mais conhecimento para essa comunidade sobre o nosso trabalho. Eles já estão tendo uma visão diferente do Conselho Tutelar através dessas campanhas, que a gente está fazendo. Tem 18 de Maio e outras campanhas que estão sendo feitas pela rede. De repente, a gente também levar mais conhecimento para a comunidade sobre o nosso trabalho. Tudo é gradativo."

Por fim, Ana Sivieiro destacou o maior desafio enfrentado pelo Conselho Tutelar atualmente: "É o aumento da demanda. A gente falta equipamento, na parte administrativa, a gente não tem a parte administrativa no conselho, aí sobrecarrega a gente todos os conselheiros, que têm que fazer a parte administrativa. E daí com isso, aumenta toda a rede, acaba se sobrecarregando os atendimentos. A fila de espera vai aumentando, porque os atendimentos são diários. A gente acaba não tendo tempo de fazer outras partes que o conselho deveria fazer, devido à demanda. Então, esse direito que a criança tem adquirido acaba afetando."

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post