Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ortigara participa do Show Rural Coopavel de Inverno

Norberto Ortigara acredita que o Paraná e o Brasil passam, progressivamente, a expandir suas áreas dedicadas ao trigo.

  • 23/08/2023
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Ortigara participa do Show Rural Coopavel de Inverno

Eventos técnicos como o Show Rural contribuem de forma determinante para avanços e saltos de qualidade e produtividade no campo. Quem afirma é o secretário estadual da Agricultura e Meio Ambiente Norberto Ortigara, que está em Cascavel nesta quarta-feira para prestigiar a edição de inverno dedicada às culturas destinadas para os meses frios do ano.

“Parabenizo a Coopavel pela determinação de promover eventos como esses, agora se consolidando também em uma mostra específica às culturas de inverno. Essa é uma importante contribuição aos produtores rurais e à economia da região e do Estado, porque encurta caminhos entre as mais recentes inovações e pesquisas da indústria e o agricultor, que aplica esses conhecimentos, na prática, em sua propriedade rural”, destaca o secretário.

Norberto Ortigara acredita que o Paraná e o Brasil passam, progressivamente, a expandir suas áreas dedicadas ao trigo. “As empresas colocam no mercado novos materiais, muito mais produtivos e resistentes. Já temos tecnologia, inclusive, para especificar o produto final segundo necessidades do mercado e isso é muito bom para fortalecer uma cultura importante”.

Ortigara entende que em poucos anos o País será autossuficiente em trigo. Atualmente, o Brasil consome 10,5 milhões de toneladas e a produção de 2023 será superior às 10 milhões. O secretário foi recepcionado pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, que agradeceu a parceria com o Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural), para o sucesso do evento.

O evento

A quarta edição do Show Rural Coopavel de Inverno foi iniciada na manhã de terça-feira, 22. Ela acontece no parque da cooperativa, no km-577 da BR-277, em Cascavel, saída para Curitiba. Mais de 40 cultivares de culturas de inverno são apresentadas aos visitantes, dessas 31 são de trigo. Das de trigo, pelo menos 15 têm produtividade na casa de seis mil quilos por hectare, mais que o dobro da média nacional de 2,9 mil quilos. As empresas expositoras também apresentam variedades de aveia, centeio, triticale e plantas de cobertura.

Fonte: Assessoria

Autor do post