Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Embrapa vai lançar e apresentar cultivares no 4º Show Rural de Inverno

Evento com 20 empresas será realizado de 22 a 24 de agosto, no parque da Coopavel, na BR-277 saída para Curitiba.

  • 16/08/2023
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Embrapa vai lançar e apresentar cultivares no 4º Show Rural de Inverno

A Embrapa, em parceria com a Fundação Meridional, lançará no Show Rural de Inverno a cultivar de triticale Tambaqui e serão apresentadas cinco cultivares de trigo, além de debatidos diferentes temas técnicos. A Embrapa Trigo apresentará três cultivares de trigo e duas de cevada.

ABRS Tambaqui é aprimeira cultivar de triticale do mercado com resistência à germinação na espiga. A cultivar possui ciclo precoce, produtiva, com ampla adaptação e excelente estabilidade no rendimento de grãos. A BRS Coleiro é um pré-lançamento (em fase de multiplicação de sementes) que se destaca por ser um trigo da classe melhorador, grão extra duro, de ciclo médio, com ampla adaptabilidade e estabilidade de rendimento de grãos.


A cultivar BRS Jacana é um trigo da classe Pão, ideal para o fabrico do tradicional “pão francês”, farinha branca, de ciclo precoce, grão duro, moderadamente resistente ao acamamento. O BRS Atobá é uma cultivar de trigo melhorador de ciclo precoce com ampla adaptabilidade e estabilidade de rendimento de grãos nas três regiões tritícolas. Já cultivar BRS Sanhaço é um trigo de ciclo médio, com boa capacidade de perfilhamento em regiões mais frias, apresentando uma boa resistência às manchas foliares, giberela, debulha e ao acamamento. É um trigo da classe pão.

A Embrapa Trigo a cultivar BRS Belajoia de ciclo precoce, para plantio nas Regiões 1 e 2 do RS e SC e Região 1 do PR que entrega o melhor pacote fitossanitário do mercado, permitindo a redução de custos no controle de doenças. A BRS Reponte obteve o título de campeã em produtividade, segundo o Ensaios Estadual de Cultivares de Trigo 2016, com resultado médio de 102 sc/ha (6.136 kg). Pode ser utilizada para panificação, mas também se enquadra no perfil de trigo exportação.

A cultivar BRS Tarumaxi é indicada para a produção de forragem (adaptada ao período prolongado de pastejo) nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Apresenta ciclo tardio e pode ser semeada antes do período indicado, quando submetida a corte ou pastejo, em sistemas de integração lavoura e pecuária no Sul do Brasil. A BRS Korbel e um cultivar de cevada cervejeira de duas fileiras de grãos, de ciclo tardio precoce e alto potencial produtivo. Indicada para plantio em junho, espigamento entre 85 e 90 dias e ponto de colheita entre 125 e 135 dias. Por sua vez, a BRS Entressafra é uma cevada forrageira, em fase de multiplicação de sementes, com previsão para chegar ao mercado em 2024. Os rendimentos de grãos giram entre 2 mil e 3,5 mil kg/ha e entre 4 a 5 mil kg/ha de massa seca. A cultivar é exigente em solos corrigidos e com boa fertilidade.

O evento

Destinado a triticultores, agricultores, filhos e mulheres de produtores rurais, técnicos e acadêmicos, o Show Rural Coopavel de Inverno acontece pela sua quarta vez. Vinte empresas vão apresentar novidades para culturas de inverno, principalmente cultivares de trigo em área da cooperativa no KM-577 da BR-277, na saída para Curitiba. A abertura dos portões será às 8h30, diariamente. O acesso ao parque não tem custos, bem como utilizar o estacionamento. Neste ano, o almoço dos participantes também será gratuito.

Fonte: Assessoria

Autor do post