Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Às vésperas da escolha dos novos conselheiros de São Miguel do Iguaçu, saiba qual é a função do órgão

O atual presidente do Conselho Tutelar, Moacir Leite, compartilhou algumas orientações para os futuros conselheiros.

  • 31/05/2023
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região

Durante entrevista ao Costa Oeste News desta quarta-feira (31), Moacir Leite, presidente do Conselho Tutelar de São Miguel do Iguaçu, abordou o principal papel do Conselho e fez uma avaliação do desempenho durante o mandato. Moacir compartilhou os desafios enfrentados pela equipe, as demandas e necessidades das crianças e adolescentes na região, além das medidas necessárias para fortalecer e melhorar o trabalho do Conselho Tutelar.

Segundo Moacir, o papel principal do Conselho Tutelar é atender crianças e adolescentes, aplicando medidas de proteção em casos de direitos violados ou ameaçados. No entanto, ele destaca que o Conselho deve atuar de forma efetiva em conjunto com a rede de proteção e de atendimento. Para isso, é necessário que o conselheiro tenha habilidades políticas e saiba dialogar com outras instituições para garantir a execução das medidas necessárias.

Leite menciona dois principais desafios enfrentados pelo Conselho Tutelar em São Miguel do Iguaçu. O primeiro é identificar adequadamente as situações e definir as medidas a serem aplicadas. O segundo é a falta de serviços e programas para auxiliar as famílias, como a ausência de vagas escolares para adolescentes e a carência de estruturas de acolhimento para crianças que ficam sozinhas enquanto os pais trabalham.

 A habilidade de estabelecer uma boa relação com as instituições públicas e privadas que lidam com a proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes é fundamental, de acordo com Moacir. É necessário ter habilidades políticas para negociar e mostrar a necessidade de determinadas ações, mesmo enfrentando momentos de dificuldade. Ele enfatiza que o conselheiro eleito deve persistir e não desistir dessa relação de parceria.

Segundo o conselheiro, as condições de trabalho são um grande desafio para o Conselho Tutelar. Ele ressalta a necessidade de buscar condições adequadas, como uma sede própria, para melhorar o desempenho e garantir um atendimento de qualidade às crianças e adolescentes. Além disso, o presidente do Conselho defende a continuidade da capacitação e atualização dos conselheiros, uma vez que as leis e sistemas utilizados estão em constante evolução.

 Moacir destaca que, embora a formação e a experiência sejam importantes, um candidato ao Conselho Tutelar deve ser dedicado e encarar o papel como uma missão para trabalhar em prol das pessoas e enfrentar as críticas. Ele ressalta a importância de ter fundamentação e conhecimento sobre o papel do Conselho Tutelar, evitando que seja visto como uma entidade policial para crianças.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post