Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Câmara Municipal vai sediar audiência pública para discutir ICMS ecológico

O ICMS Ecológico é um valor arrecadado pelos municípios que possuem unidades de conservação.

  • 25/04/2023
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região

Participou de uma entrevista no Costa Oeste News desta terça-feira (25) o Secretário de Agricultura, Marcelo Alexandre. Durante a entrevista, o titular da pasta convocou a população de São Miguel do Iguaçu a comparecer na audiência pública que será realizada na próxima quinta-feira (27), com o objetivo de discutir o ICMS Ecológico.

O ICMS Ecológico é um valor arrecadado pelos municípios que possuem unidades de conservação, como é o caso de São Miguel do Iguaçu, que possui o Parque Nacional do Iguaçu. Esse parque ocupa cerca de dez mil hectares do território do município, e sobre esses dez mil hectares a União paga o imposto sobre circulação de mercadorias e serviços.

A avaliação do cálculo é feita pelo IAT (Instituto de Água e Terra), que avalia 49 itens juntamente com os técnicos do Parque Nacional para determinar o coeficiente. O coeficiente máximo que o Parque Nacional paga aos municípios lindeiros é de 0,5, enquanto São Miguel do Iguaçu está recebendo aproximadamente 0,2.

Para receber o ICMS Ecológico, é necessário ter uma área de conservação e cumprir os requisitos das tabelas de avaliação. A finalidade do município é arrecadar o ICMS para empregá-lo em diversos setores, sendo um recurso livre para ser utilizado onde houver necessidade.

Com o objetivo de incentivar a preservação ambiental em São Miguel do Iguaçu, a Secretaria de Agricultura promoverá uma audiência pública na Câmara Municipal de São Miguel na próxima quinta-feira, às 9h30. Além do Parque Nacional, o município possui outras áreas verdes que serão transformadas em unidades de conservação, em parques municipais.

O Secretário Marcelo Alexandre reforça o convite para que toda a comunidade compareça à audiência pública. Representantes de entidades e comunidades, bem como qualquer pessoa que tenha interesse, poderão participar e dar sugestões e opiniões sobre o assunto de interesse público que será discutido.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post