Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Vertedouro de Itaipu deve fechar nesta segunda-feira (3)

Calhas estão abertas desde 14 de janeiro. Serão 80 dias de abertura ininterrupta, fato que não ocorria desde maio de 2001

  • 03/04/2023
  • Foto(s): Rubens Fraulini / Itaipu Binacional
  • Região
Vertedouro de Itaipu deve fechar nesta segunda-feira (3)

Aberto desde 14 de janeiro, o vertedouro da Itaipu deve fechar nesta próxima segunda-feira (3). A estimativa é da superintendência de Operação da Itaipu, com base na previsão de afluência, ou seja, a água que chega ao reservatório, e na demanda de produção de energia. Caso confirme o fechamento, o vertedouro terá operado por 80 dias ininterruptos, fato não observado desde maio de 2001.

Após 80 dias de operação ininterrupta, o vertedouro da Itaipu deve fechar nesta segunda-feira (3). A estimativa é da superintendência de Operação da Itaipu, com base na previsão de afluência, ou seja, a água que chega ao reservatório, e na demanda de produção de energia. O vertedouro foi aberto no dia 14 de janeiro. A última vez que ele operou por tanto tempo foi em maio de 2001.

Durante estes 80 dias, o vertedouro manteve sempre a calha esquerda aberta e, em três ocasiões no mês de fevereiro, abriu também a calha central. O vertimento máximo foi de 12.361 metros cúbicos de água por segundo (m³/s), observado no dia 19 de fevereiro, quando estavam abertas as duas calhas.

“Tivemos um início de ano com precipitações superiores à média nos grandes reservatórios de cabeceira, por isso, houve vertimento generalizado nas principais bacias do sistema interligado nacional”, explicou o superintendente de Operação de Itaipu, Rodrigo Pimenta.

Segundo ele, com o término do período chuvoso, houve uma redução gradativa das afluências, o que permitiu o fechamento do vertedouro da maior parte das usinas situadas a montante (acima) de Itaipu. “Deste modo”, continua Pimenta, “a previsão é que o vertedouro da Itaipu também feche nesta segunda-feira (3).”

Pimenta explica que o vertedouro pode eventualmente ser aberto, de forma intermitente, em horários de baixa produção, dependendo da afluência e da demanda por energia.

O vertimento é necessário para manter a segurança da barragem, quando há aumento da afluência do Rio Paraná a montante do reservatório. Itaipu faz uma contenção de parte da água, controlando o nível do reservatório e do Rio Paraná, mas a partir de determinado nível é preciso escoar essa água para garantir a segurança da barragem.

Turismo

A abertura do vertedouro da Itaipu impulsionou as visitas turísticas à usina hidrelétrica nos últimos quase três meses. Em fevereiro, por exemplo, a turismo de Itaipu registrou um aumento de 83% nas visitas. Atrativo a mais, a abertura do vertedouro foi um dos motivos.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional