Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Presidente dos Lindeiros quer apoio do Congresso e Governo Federal na revisão do Tratado de Itaipu

Evandro Grade também sugeriu a elaboração de projeto técnico para a criação de peixes no lago de Itaipu

  • 13/03/2023
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Presidente dos Lindeiros quer apoio do Congresso e Governo Federal na revisão do Tratado de Itaipu

O presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, prefeito de Santa Helena, Evandro Grade (Zado), cumpriu mais uma sequência de atividades em Brasília na última semana. Dentre as iniciativas esteve a busca por apoio no Congresso Nacional relacionado às discussões da revisão do anexo C, do Tratado de Itaipu, e, no Ministério da Pesca e Aquicultura para que seja elaborado projeto técnico para criação de peixes no lago de Itaipu.

Zado, acompanhado de uma comitiva de prefeitos lindeiros, participou da I Conferência Nacional da Associação dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas (Amusuh). Estiveram na comitiva os prefeitos, de Missal, Adilto Ferrari, de Pato Bragado, Leomar Rohden (Mano), de Marechal Cândido Rondon, Márcio Rauber, de Guaíra, Heraldo Trento e de Foz do Iguaçu, Francisco Lacerda Brasileiro (Chico Brasileiro). 

A conferência teve foco na garantia de justiça quanto à Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos (CFURH), receita importantíssima dos municípios e defasada, conforme a Amusuh. 

Na pauta esteve a eleição e posse da Diretoria Executiva e dos conselhos da entidade, café dos prefeitos com parlamentares e outras lideranças, contato com o Congresso Nacional e articulação de trâmite legislativo do PL 2918/2021 por uma CFURH mais justa.

Também foi feita a apresentação da nova Diretoria Executiva aos órgãos do Governo Federal e solicitação de apoio. 

Apoio aos lindeiros

O presidente do Conselho dos Lindeiros, Evandro Grade, ressalta que, no contato com senadores e deputados federais foi pedido apoio dos congressistas, além do Governo Federal, principalmente, com relação às discussões do anexo C, do Tratado de Itaipu, o qual estabelece as bases financeiras e de prestação dos serviços de eletricidade da usina hidrelétrica. “Na quinta-feira eu participei de mais uma reunião no Ministério de Minas e Energia, dessa vez com a equipe técnica do Ministério pra avançar sobre esse mesmo assunto do anexo C”, destaca Zado.

Pesca e Aquicultura 

Para fechar agenda em Brasília Zado destaca reunião no Ministério da Pesca e Aquicultura, com a presença do ministro André de Paula. “Eu levei até o ministro a ideia de fazer um projeto técnico que seja eficiente para criação de peixes no lago de Itaipu com o objetivo de ajudar os nossos pescadores profissionais que dependem dessa atividade para o sustento de suas famílias e ainda fazem um excelente trabalho na preservação ambiental”, ressalta. 

O presidente dos Lindeiros lembra que, além da pesca profissional, a região tem um potencial enorme para a pesca amadora, com foco no turismo, o que resulta em fomento ao comércio. “Para isso acontecer precisamos de um projeto para aumentar a quantidade de peixes no lago de Itaipu e também para aumentar o tamanho dos peixes”, observa.  “Eu confesso que esse projeto não é muito fácil de ser implantado, principalmente, por causa da legislação ambiental do lado paraguaio, mas nós sentimos boa vontade do ministro e toda a sua equipe nos auxiliar e nós enquanto Conselho dos Municípios Lindeiros não vamos medir esforços para colocar em prática esse projeto”, destaca.

Na semana anterior, Zado, acompanho do vice-presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeito de Medianeira, Antônio França Benjamim, do ex-presidente, prefeito de Guaíra, Heraldo Trento e do deputado federal Sandro Alex, também manteve reunião com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. O objetivo foi discutir a continuidade do pagamento dos royalties de Itaipu aos 16 municípios lindeiros, além de interação a respeito do conhecido ‘Anexo C’.  

Fonte: Assessoria