Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Serranópolis do Iguaçu é exemplo para o Paraná no Tratamento de recicláveis

A Unidade de Valorização dos Recicláveis recebeu a visita de uma equipe do Ministério Público do Paraná e da Itaipu Binacional.

  • 15/02/2023
  • Foto(s): Assessoria Pref. Serranópolis do Iguaçu
  • Região
Serranópolis do Iguaçu é exemplo para o Paraná no Tratamento de recicláveis

A Unidade de Valorização dos Recicláveis de Serranópolis do Iguaçu recebeu a visita de uma equipe do Ministério Público do Paraná e da Itaipu Binacional. A visita teve como objetivo conhecer boas práticas no tratamento de material reciclável e rejeitos na região Oeste do Paraná.  

Fundada em 2011, a Associação de Separadores de Materiais Recicláveis de Serranópolis do Iguaçu (ASSESI) conta hoje com 11 associados que realizam os trabalhos de triagem e coleta de materiais, rendendo uma média mensal de 25 toneladas por mês atingindo o índice de 95,3% do seu potencial total de reciclagem.  Esses resultados foram possíveis devido à parceria firmada em 2018 entre Itaipu Binacional, Prefeitura Municipal de Serranópolis do Iguaçu e Assesi.  

“Sempre que a gente vai receber visita a gente tende a escolher os nossos melhores cases, e Serranópolis com certeza é um deles. Em um período de quatro anos conseguimos atingir índices de mais de 95% de recuperação dos recicláveis gerados no município e isso tudo é digno do interesse político, do interesse dos catadores, da presença do técnico de UVR e esse conjunto junto com os recursos da Itaipu e o apoio Técnico do PTI conseguiram gerar esses resultados. Então pra gente é uma grande satisfação conseguir trazer o Ministério Público para ver um caso de sucesso como esse, não somente na parte de recicláveis, mas também na parte de rejeitos. Agora Serranópolis pode dizer que está 100% na gestão dos resíduos sólidos em todo o território do Município e pra gente é uma satisfação poder mostrar para o Ministério Público que é possível ter resultados positivos com investimentos e isso ser replicado para outras cidades na região de Londrina, Cascavel, Curitiba”, afirma Renata Dias, engenheira do Parque tecnológico da Itaipu.  

O coordenador Regional do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo do Ministério Público do Paraná (GAEMA), promotor Giovani Ferri, destacou que a visita tem por objetivo acompanhar as boas práticas no tratamento de resíduos para que sirvam de exemplos em outros municípios do estado.  

“Nós do Ministério Público estamos fazendo visitas em toda a Região Oeste em Aterros Sanitários e de Unidades de Coleta Seletiva que tem demonstrado resultados positivos. E Serranópolis do Iguaçu foi uma das escolhidas justamente pelas referências que nós temos. E estamos visitando esses locais para conhecermos as boas práticas e replicá-las nas demais regiões do Estado do Paraná. Ficamos bastante contentes com o que vimos aqui e acho que devemos avançar em outros municípios do Estado do Paraná apresentando as boas práticas que trazem resultado positivo” ressaltou. 

Através do convênio com entre Itaipu e Governo Municipal também foi possível construir o transbordo e destinar corretamente os resíduos sólidos, o que era uma urgência do município com o fim da vida útil do aterro sanitário conforme explica o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Vilson José Tavares: “O Transbordo veio para suprir essa necessidade do rejeito (lixo orgânico). Hoje depositamos esse material dentro de containeres, onde ficam armazenados até que a empresa com quem temos contrato, a Paraná Ambiental, venha fazer a recolha e dar a destinação correta”.  

Para a Técnica de Reciclagem Andréia Stadler o trabalho desenvolvido na UVR é só a parte final do processo de reciclagem. “O trabalho começa nas nossas casas, quando precisamos ter consciência e separar corretamente e disponibilizar o material para coleta no dia certo, pois isso faz toda a diferença. Hoje a Associação junto com o município está em um ranking muito bom no seu potencial de reciclagem, fruto de um conjunto de ações que refletem nesse resultado” destaca.  

Associada da Assesi, Ana Maria Carneiro, mostra satisfação ao saber que seu trabalho serve como referência para outros municípios.  

“O que eu vejo é só felicidade. Trabalho há 19 com reciclagem e anos atrás precisamos puxar de carrinho, de carroça o material coletado. E hoje vendo o modelo que está aqui não temos nem o que falar, somos em 11 associados que tomam café juntos, almoçam juntos, são uma grande família. Ser modelo para outros municípios é uma honra”.   

Em Serranópolis o lixo orgânico é coletado nas segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã em Jardinópolis e a tarde na área central e flor da Serra. Já o lixo reciclável é coletado nas terças e quintas-feiras pela manhã em Jardinópolis e a tarde na área central e em flor da serra.  

A destinação correta dos materiais recicláveis e dos rejeitos envolve toda a sociedade, separe seu lixo corretamente e deposite de acordo com cronograma de coleta.  

Fonte: Assessoria Pref. Serranópolis do Iguaçu