Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Estande da Itapu recebe 8 mil pessoas e bate recorde de público no Show Rural Coopavel

Espaço de 342 m² foi totalmente reformulado em 2023. Binacional também participou de evento na Vitrine Tecnológica de Agroecologia e no Show Rural Digital.

Estande da Itapu recebe 8 mil pessoas e bate recorde de público no Show Rural Coopavel

O estande da Itaipu bateu recorde de público na 35ª edição do Show Rural Coopavel. Foram cerca de 8 mil visitantes, dos dias 6 a 10 de fevereiro, em Cascavel (PR). O número é mais que o dobro da circulação registrada no ano passado, quando 3.500 passaram pelo estande. Entre as autoridades, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, passou pelo local na quarta-feira (8), quando elogiou o papel da Itaipu no desenvolvimento da região

O espaço foi totalmente reformulado para edição de 2023 do Show Rural. Uma exposição do Ecomuseu contou a história da agricultura e da vida dos colonos na região, por meio de equipamentos agrícolas, fotos, itens de casa e ferramentas antigas, que transportou as pessoas ao passado. O local também apresentou as ações da Itaipu voltadas ao desenvolvimento regional sustentável e a manutenção da segurança hídrica do reservatório.

Na quarta-feira (8), o estande institucional sediou uma palestra de Márcio Bortolini, assistente do diretor de Coordenação da Itaipu, Luiz Felipe Carbonell, que falou a jornalistas do setor agropecuário sobre os investimentos da empresa. Em 20 anos, entre 2003 e 2023, foram mais de R$ 223 milhões em uma série de iniciativas na região como a construção de cisternas, a adequação de estradas, a construção de unidades de reciclagem de resíduos urbanos, a proteção de nascentes, entre outras.

A 35ª edição do Show Rural Coopavel aconteceu na área de 720 mil m² localizada na altura do km 577 da BR 277, em Cascavel. A feira agropecuária movimentou R$ 5 bilhões em volume de vendas dos 600 expositores participantes e teve uma visitação total de 384.022 pessoas. O evento é um dos principais do setor agrícola no País.

Itaipu no Show Rural

Além do estande principal, Itaipu coordenou, junto com outras 11 instituições, a Vitrine Tecnológica de Agroecologia, que recebeu cerca de 134 mil pessoas, ou 35% do público total do Show Rural Coopavel. Foram mais de 300 espécies de plantas distribuídas nos 4.400 m² da vitrine. O destaque da Itaipu foram 32 espécies nativas de plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e plantas medicinais distribuídas em 100 m². O objetivo do espaço é despertar o interesse dos visitantes para uma agricultura voltada para sustentabilidade com retorno econômico baseado no equilíbrio ambiental.

E a Itaipu também participou do Show Rural Digital, com o projeto Ciência na Esfera, também do Ecomuseu, que projeta em um globo dados oceanográficos, atmosféricos, geológicos e ecológicos. Alguns desses vídeos trazem informações em tempo real, como o de acumulados de chuvas, por exemplo, que é atualizado a cada duas horas.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional