Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

História e agricultura sustentável são destaque da participação da Itaipu do Show Rural, em Cascavel

Espaços da empresa no evento trazem o trabalho desenvolvido junto às comunidades da área de influência

História e agricultura sustentável são destaque da participação da Itaipu do Show Rural, em Cascavel

Passado, presente e futuro, juntos em um mesmo evento. É assim que a Itaipu Binacional conta um pouco da sua história, relata ações e mostra novas tecnologias na 35ª edição do Show Rural Coopavel, que começou na segunda-feira (6) em Cascavel (PR). O evento é um dos principais do setor agrícola no País e segue até o dia 10 de fevereiro.

Neste ano, a Itaipu participa em três espaços diferentes. O principal deles é um estande institucional de 342 metros quadrados no qual apresenta, de forma interativa, as suas ações em diversas frentes, como proteção de nascentes, educação ambiental, apoio técnico aos produtores rurais da sua área de influência, além, é claro, da produção e geração de energia limpa e renovável.

De acordo com o superintendente de Meio Ambiente da Itaipu, Ariel Scheffer da Silva, o Show Rural é uma forma de expor os projetos que a empresa incentiva, demonstrando o trabalho que desenvolve junto às comunidades do entorno do reservatório. “Nossa estratégia regional é de incentivar processos produtivos mais sustentáveis e adequados à segurança hídrica, o que é bom para todos, tanto para a agricultura e pecuária, quanto para a própria Itaipu e para o bem-estar da sociedade e da natureza”, destacou.

A empresa, segundo ele, tem uma preocupação com o desenvolvimento sustentável da região, o que passa por educação ambiental, preservação da água, das florestas e da biodiversidade. Assim, quem visita o estande pode conferir um pouco das ações socioambientais da Itaipu em áreas como pesca e aquicultura, gestão de resíduos e gestão por bacias, entre outras.

E o estande traz ainda uma surpresa aos visitantes. Uma exposição do Ecomuseu da Itaipu conta a história da agricultura e da vida dos colonos da região. São equipamentos agrícolas, fotos, itens de casa e ferramentas antigas que transportam as pessoas para outro tempo.

“Isso aqui relembra a nossa infância. Lembra da minha mãe, quando ela moía o café. Que coisa mais linda! Eu não imaginava que eu ia ver um museu aqui. É a segunda vez que eu venho e amei vir aqui dentro, foi a parte mais legal do Show Rural, foi o que mais me tocou”, ressaltou Fátima Lucélia Leandro, de São Miguel do Iguaçu.

Ela e a irmã, Lucia Arlete Carvalho Lago, se divertiram lembrando histórias da infância em frente às ferramentas. “Eu tenho as marquinhas na mão até hoje, a gente estava ralando e escorregou e pegou nos dedos”, contou Lucia sobre o acidente com um ralador de manivela igual ao que está exposto. “A gente era da agricultura, então tem muita história”, completou.

Vitrine Agroecológica

Outro espaço da Itaipu no Show Rural é a Vitrine Agroecológica, um enorme canteiro com mudas nativas de plantas da região. Ao todo, o lugar organizado em parceria com mais 11 instituições tem 4.400 m² com mais de 300 espécies plantadas.

O destaque da Itaipu fica por conta dos canteiros de plantas alimentícias não convencionais (PANCS) e medicinais. São 32 espécies distribuídas em 100 m² para que o visitante possa conhecer e saber um pouco mais sobre cada uma delas por meio das explicações dos técnicos da empresa.

Para Maria de Fátima Rauber, que visita a feira pela primeira vez, esse foi um dos pontos que mais chamou a atenção. “Isso aqui é uma estrutura maravilhosa. Eu já conhecia a maioria das plantas, algumas não sabia que dava para comer. Mas o rapaz ali me explicou tudo, adorei o acolhimento”, comentou.

Segundo o engenheiro agrônomo da Itaipu, Ronaldo Juliano Pavlak, um dos principais objetivos da Vitrine é justamente despertar o interesse dos visitantes para uma agricultura voltada para sustentabilidade com retorno econômico baseado no equilíbrio ambiental. “O espaço reflete a união de esforços entre organizações governamentais e não governamentais para transformar uma área do Show Rural em um símbolo da agricultura ecológica”.

Ciência na Esfera

E a Itaipu está presente também em outro ambiente, junto às inovações tecnológicas e debates que ocorrem no pavilhão Show Rural Digital. Neste espaço a empresa apresenta a Ciência na Esfera, outro item do Ecomuseu, que projeta em um globo dados oceanográficos, atmosféricos, geológicos e ecológicos. Alguns desses vídeos trazem informações em tempo real, como o de acumulados de chuvas, por exemplo, que é atualizado a cada duas horas.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional