Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Preço médio do material escolar sobe mais de 13% em comparação com 2022

Para garantir a economia, além de pesquisar antes de comprar, é necessário verificar quais materiais de 2022 ainda estão em condições de uso, para evitar compras desnecessárias.

  • 11/01/2023
  • Foto(s): Freepik
  • Região
Preço médio do material escolar sobe mais de 13% em comparação com 2022

Início das aulas chegando e uma das preocupações dos pais e responsáveis dos alunos é a compra do material escolar. Com o preço médio dos itens 13% mais caro em comparação com 2022, para garantir a economia, além de pesquisar muito antes de comprar, é necessário verificar quais materiais de 2022 ainda estão em condições de uso, para evitar compras desnecessárias.

Uma alternativa para facilitar a pesquisa de preço sem sair de casa é o aplicativo ou site Menor Preço, vinculado a Nota Paraná, que disponibiliza os valores adotados pelo mercado.

O consumidor também precisa estar atento aos itens da lista de material escolar solicitados pela escola, pois a Lei Federal n° 9.870/1999 regulamenta a relação dos itens que podem ser exigidos pela escola, Além de estabelecer que a lista de material escolar contenha apenas artigos de uso didático-pedagógico.

De acordo com uma pesquisa de preço realizada em São Miguel do Iguaçu pelo Portal Costa Oeste News segue os itens que mais sofreram reajuste:

Cola escolar, aumento de 5%

Lápis de cor e massa de modelar, aumento de 6%

Lápis preto, borracha, mochila e estojo tiveram um amento de 10%

Corretivo, aumento de 22%

Papel A4 com 500 folhas e caderno, aumento de 30%

Paulo Sérgio, proprietário de uma papelaria em São Miguel do Iguaçu, explica que os dois últimos anos busca sempre negociar com fornecedores para que o reajuste não chegue no bolso do consumidor.



"A gente sempre busca alternativas, em busca de novas marcas, de novos modelos, de novos fornecedores, para poder oferecer para o cliente alternativas. Muitas vezes com preços até menor, com qualidades melhores até do ano anterior... então assim, a gente tá sempre nessa busca constante de fornecedores, participando de evento do setor, para poder ter a oportunidade de oferecer para o nosso cliente um produto de qualidade, com preço bom."

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post