Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Cerca de 47% dos veículos do Paraná estão com o licenciamento irregular, afirma o Detran

O motorista que for flagrado circulando com veículo que não esteja licenciado estará cometendo uma infração gravíssima.

Cerca de 47% dos veículos do Paraná estão com o licenciamento irregular, afirma o Detran

O Departamento de Transito do Paraná (Detran-PR) alerta sobre a obrigatoriedade do pagamento de débitos de veículos, como o Certificado de Licenciamento Anual (CRLV), o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), e multas. Para a emissão do CRVL é necessário que o veículo esteja sem nenhum débito.

“A nossa frota atual é superior a 8 milhões de veículos, desses, aproximadamente 47% estão com documentos em atraso, não gerando o licenciamento obrigatório para circulação”, diz o diretor-geral do Detran-PR, Adriano Furtado. “A falta do CRVL causa muitos transtornos, principalmente nesse período de férias, aonde temos um índice alto de veículos circulando em rodovias e vias municipais”, acrescentou.

Para ter acesso às informações de pendências e também as guias de pagamentos dos débitos, o cidadão pode acessar o portal do Detran-PR ou pelo aplicativo Detran Inteligente.

Legislação – O motorista que for flagrado circulando com veículo que não esteja licenciado estará cometendo uma infração gravíssima. Segundo o Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) será aplicada uma multa no valor de R$293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo.

CRLV – O Certificado de Licenciamento Anual (CRLV) é um documento de porte obrigatório a todos os condutores de automóveis. Ele é expedido anualmente pelo Departamento de Trânsito de cada estado e indica que o veículo está apto para circular normalmente pelas vias do país.

No Paraná, o documento é emitido de maneira totalmente online pelo Detran-PR. Para obter o certificado é necessário quitar todos os débitos do veículo, emitir e pagar a guia no valor de R$ 86,50.

O CRLV é emitido em até 3 dias após a efetivação do pagamento, nos casos de veículos com débitos de multas e IPVA. O documento está disponível exclusivamente em versão digital, podendo ser verificado pelo aplicativo do Detran-PR; Carteira Digital de Trânsito (CDT) e pelo portal do Detran-PR.

As guias podem ser pagas através de caixas eletrônicos, PIX ou pelo Internet Banking dos bancos devidamente credenciados.Calendário Licenciamento 2022 no Paraná:

Placas com final 1 e 2 – Agosto

Placas com final 3, 4 e 5 – Setembro

Placas com final 6, 7 e 8 – Outubro

Placas com final 9 e 0 – Novembro

PORTAL DETRAN – Devido a atualização das bases de dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e da Secretaria da Fazenda do Paraná (SEFA-PR), nos dias 30 e 31 de dezembro, algumas funções ofertadas no portal do Detran e no aplicativo estarão indisponíveis, como a emissão do Certificado de Registro de Licenciamento Veículo (CRLV), em atraso; geração de guias administrativas de serviços de veículos; emissão de guias de qualquer natureza pelo extrato de veículo (licenciamento e/ou multas); emissão de guias de certidões de veículos; emissão de guias de conveniados e parceiros.

Serviços relacionados a habilitação; recurso de infrações; consultas e demais, permanecerão disponíveis.

Fonte: AEN