Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Úrsula Boeng, Juíza da 122ª Zona eleitoral fala sobre as eleições e a segurança das urnas eletrônicas

A magistrada reforça a participação de toda a comunidade, para acompanhar os procedimentos e assim garantir a lisura de todo o processo eleitoral.

  • 20/09/2022
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
Úrsula Boeng, Juíza da 122ª Zona eleitoral fala sobre as eleições e a segurança das urnas eletrônicas

Úrsula Boeng, Juíza da 122ª Zona eleitoral, dos municípios de São Miguel do Iguaçu e Itaipulândia, concedeu entrevista nesta terça (20) para falar sobre a eleição e a segurança das urnas eletrônicas.

A Magistrada explicou que hoje iniciaram as preparações para o dia da eleição, colocando todas as informações necessárias nas urnas e a lacração com a assinatura dela e do Promotor Eleitoral. Vale destacar, que após o lacre, não há possibilidade de alteração das urnas. Essa atividade é pública e pode ser fiscalizada pelos cidadãos e pelos partidos políticos.


Para garantir a tranquilidade no dia da votação, Úrsula afirma que será realizado uma auditoria em todas as urnas. 

“Durante à tarde, nós também vamos realizar a auditoria das urnas, ou seja, verificação se todas elas estão funcionando, se as informações acrescentadas estão corretas, se o número do candidato corresponde ao que aparece na tela, tudo isso pode ser verificado.”

 No dia da votação, ela orienta que o eleitor leve anotado os números dos candidatos e alerta para a ordem da votação, que inicia com Deputado federal, seguido do Deputado Estadual, Senador, Governador e por último Presidente.

“É importante lembrar aos nossos eleitores a ordem de votação no dia da eleição, talvez possa ser um pouquinho diferente do que tem sido divulgado por aí, existe até uma situação de fake news, então é importante que o eleitor saiba a ordem que ele tem que votar no dia da eleição.”

A Magistrada explica que há a possibilidade de votar em alguns cargos e tornar nulo ou em branco o voto pra outros cargos, isso não anula a votação integral. E esclarece as formas de identificação no dia da eleição.

“Quem fez a biometria vai poder votar a partir da biometria na hora da votação, quem não fez a biometria também vai poder votar, a gente vai pode identificar o eleitor por outras formas, é importante levar um documento com foto sempre, ou se o E-Título que estiver no celular tiver foto, também é suficiente".

É importante deixar claro que após a eleição, quem ainda não fez a biometria será obrigado a comparecer no fórum eleitoral para cadastrar a biometria e evitar o cancelamento do título eleitoral.

Úrsula alerta também para a proibição do celular na cabine de votação.

“Uma informação relevante que eu gostaria de deixar, é que não vai ser permitido a entrada do eleitor na cabine de votação com o celular... Vai ter uma mesa acessível ao eleitor bem ao lado da cabine de votação.”

Sobre a segurança das urnas, Úrsula assegura que as medidas rígidas atestam a segurança do sistema das urnas eletrônicas

“A justiça eleitoral passa por vários procedimentos de auditoria nessa reta final, inclusive já foi feito, por exemplo, se eu não me engano na semana passada ou retrasada, na sede do TRE de Curitiba, o que eles chamam de tentativa de hackeamento. Eles chamam todos os hackers que tiverem interesse, o TSE também faz, pra tentar invadir a urna, que é sempre uma discussão que se tem, pode invadir, não pode invadir? ... eles passam dias tentando invadir, e já ficou demonstrado, porque toda eleição a gente faz isso, de que essa possibilidade de hackeamento, ela não existe.”

A Magistrada fala da polaridade que tem se intensificado nos últimos anos, mas afirma que tanto o Poder Judiciário, quanto o Ministério Público Eleitoral já se reuniram com as forças policias que irão acompanhar as eleições, inclusive contarão com o apoio da Polícia Federal.

Sobre os crimes eleitorais, a Magistrada afirma que os mais recorrentes são a compra de voto, o transporte ilegal do eleitor no dia da eleição, a compra de gasolina para auxiliar o eleitor no deslocamento até o local de votação e o derrame, que é a jogada de santinho na véspera da eleição.

Úrsula finaliza afirmando que toda a estrutura está perfeita para atender a população e que garante que a vontade do eleitor será computada nas urnas.

“Caro eleitor aqui de São Miguel do Iguaçu e Itaipulândia, eu espero que essas informações tenham auxiliado os senhores pro dia da votação pra que os senhores entendam a relevância do nosso trabalho, a segurança das urnas para garantir que o seu voto seja computado corretamente.”

O local de votação pode ser consultado tanto no site do Tribunal Superior Eleitoral, como no Tribunal Regional Eleitoral. Mais informações, ligar no número 3565-1069.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post