Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

AMESFI inaugura novas e modernas instalações

A AMESFI foi undada em 11 de março de 1995 através de mobilização de pais, alunos, professores e a comunidade.

  • 09/09/2022
  • Foto(s): João Hermes/Costa Oeste News
  • Região
AMESFI inaugura novas e modernas instalações

A tarde já caia e a lua começava a dar o ar de sua graça na quinta-feira (08). Uma noite de céu limpo, temperatura agradável e um sonho que se tornou realidade.

Fundada em 11 de março de 1995 através de mobilização de pais, alunos, professores e a comunidade, alunos surdos de Medianeira passaram a contar com uma instituição que os atendia de maneira mais personalizada, pois a escola regular não oferecia essas condições.

Assim, a Amesfi passou a ofertar serviços de escola bilíngue, Centro de Saúde Auditiva, Núcleo profissionalizante, Núcleo da comunidade surda e o projeto Viver a Melhor Idade.

Mas com o passar dos anos, o espaço ficava cada vez menor e insuficiente para atendimento com qualidade.

Assim, em 2019, depois de muitas reuniões e projetos, esse sonho começou a sair do papel. Com uma ajuda fundamental da Fundação Internacional de Lions Clubes (LCIF em inglês), através dos clubes de Leões de Medianeira, cuja ajuda foi de US$ 100 mil, e a persistência da direção da Amesfi e o incansável trabalho e dedicação do arquiteto Gilsonei Ribeiro Moreira, a obra foi iniciada. Foram 27 anos de espera e que através de importantes parcerias, em especial com empresas, essa obra foi concluída.

São 1.300 metros quadrados que compõe 5 salas de aula, 5 salas de oficinas e cursos profissionalizantes, 6 salas para atendimento da área da saúde, cozinha, refeitório, área de serviços, salas da direção, 10 sanitários, sendo quatro adaptados, sala de reuniões, jardins internos e externos.

E a inauguração contou com a presença de muitos desses parceiros. Um deles, a Governadora do Distrito LD-1, Liz Gabardo Waluszko, que destacou a importância da presença do movimento leonístico na obra:

Quem acompanhou de perto todo o processo que viabilizou os recursos da LCIF, foi Idercildo Thomé, ex-Governador do Distrito LD1 e ex-presidente do DMLD e atualmente é líder do LCIF para a Área 3 – América Latina e o Caribe. Foi uma grande conquista, segundo ele:

Outra presença ilustre na inauguração da Amesfi, foi a do Senador da República, Flávio Arns, um dedicado à causas sociais, como também é junto as Apaes. Arns falou da importância doinvestimento direcionado à educação:

Uma parceria importante também realizada com empresários e empresas de Medianeira. Foi com a ajuda desse segmento que contribuiu muito para a execução do projeto sonhado. Elias José Zydek, diretor executivo da Frimesa, disse que a educação é importante na formação do cidadão e que a Amesfi tem papel importante junto à comunidade regional:

Para o prefeito de Medianeira, Antônio França, a obra inaugurada representa um marco importante, não apenas para Medianeira como também para a região:

Sirlei Brod, presidente da Amesfi, emocionou-se por vários momentos quando do ato inaugural. E mesmo com toda a emoção vivida, destacou a luta para realizar o sonho e principalmente, com a ajuda de toda sua equipe:

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post