Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Mãe que perdeu o filho de 6 anos em São José das Palmeiras após retirada de amígdalas, fala sobre o atendimento

O procedimento cirúrgico ocorreu em Curitiba, mas o menino passou mal em São José das Palmeiras

  • 08/07/2022
  • Foto(s): Catve
  • Região
Mãe que perdeu o filho de 6 anos em São José das Palmeiras após retirada de amígdalas, fala sobre o atendimento

A CATVE esteve no município de São José das Palmeiras para ouvir a mãe que perdeu o filho de apenas 6 anos no dia 05/07. Segundo a família, uma sequência de erros na saúde pública pode ter agravado o quadro da criança que havia passado por uma cirurgia de retirada de amígdalas em Curitiba que resultou no óbito.

A mãe, Bruna Andrade, está inconsolável. No final da tarde de quarta-feira (6), ela sepultou o filho Ygor Andrade, enquanto falava com a nossa equipe ela mostrou uma foto especial, que foi impressa para colocar em um quadro. O sorriso era a marca registrada do menino.

A criança iniciou o tratamento de laringite aguda há 2 anos, e no ano passado teve piora do quadro clínico. Os médicos indicaram a cirurgia para tratar os agravos respiratórios e devido demora em função da pandemia o SUS só liberou o procedimento para 2022. No dia 30 de junho houve a retirada das amígdalas e adenoide em um hospital de Curitiba, mas o médico orientou a mãe a retornar urgentemente caso houvesse sangramentos.

Conforme a mãe, no final de semana Ygor não se alimentava porque reclamava que a garganta estava doendo. Ele perdeu peso e estava muito fraco. Na segunda-feira (4), começou a sangrar pela boca e nariz, mas ao ligar para a Central do Samu, informaram para aguardar.

Diante da negativa de levar o garoto para Curitiba, alegando o protocolo, o menino deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Toledo e a mãe recebeu outra notícia preocupante. Bruna voltou com o filho pra casa e um dia depois, na terça-feira (5), Ygor teve novo sangramento.

Desesperada, a mãe e o padrasto ligaram pedindo socorro no posto de saúde da cidade implorando para que o filho fosse encaminhado ao hospital, o único da cidade. Diante da nova demora, o vizinho colocou a criança no carro e correu. Quando chegaram na unidade, a criança já estava morta.

A família mora na zona rural do município de São José das Palmeiras, há 60 km de Toledo. Apesar da distância, o acesso não é difícil e para a mãe do pequeno Ygor, houve negligência em todo caminho de tramando de saúde do filho, desde quando fez a cirurgia em Curitiba até quando acionou o Samu pela última mês aqui da propriedade onde moram.

O único hospital de São José das Palmeiras é particular e era conveniado com a prefeitura. Segundo o Secretário de Saúde, a unidade foi interditada pela Vigilância Sanitária e o município aguarda autorização para retornar com o contrato.

Quando há necessidade de atendimento, a população tem uma unidade de saúde à disposição ou o paciente é deslocado para Toledo.

Em nota, a direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Toledo informou que Ygor Andrade foi amplamente assistido pela equipe e que não houve necessidade de internamento na ocasião, devido melhora clínica. a unidade também enfatizou que os profissionais que atenderam o paciente adotaram todas as medidas previstas nos protocolos clínicos para o caso, que os fatos estão sendo apurados e o óbito segue em investigação.

Fonte: Catve

Autor do post

Mais lidas relacionadas deste mês

Cidades relacionadas

Categorias relacionadas