Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Medianeira realizará Semana de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes entre os dias 16 a 20 de maio

No site da prefeitura e nas redes sociais serão divulgados diversos materiais e vídeos sobre a campanha, ajude a compartilhar e divulgar.

  • 10/05/2022
  • Foto(s): Assessoria Medianeira
  • Região
Medianeira realizará Semana de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes entre os dias 16 a 20 de maio

Durante o mês de maio em Medianeira são realizadas diversas atividades e ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes – 18 de Maio, as ações são promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS, em parceria com o Rotary Club Medianeira.

E para marcar o início das ações será realizado na Praça Ângelo Darolt e no pátio do Paço Municipal o “plantio” das flores símbolo da campanha, onde toda a comunidade está convidada para fazer parte desse momento.

A Campanha de 18 de Maio “Faça Bonito” é realizada anualmente em Medianeira, sendo uma conquista Nacional que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

O Município de Medianeira, através da Secretaria de Assistência Social, sempre realizou atividades no mês de maio em alusão há esse dia, porém as ações foram intensificas com a instituição da Lei nº 492 de 16 de julho de 2015 que instituiu a “Semana Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes,”

O Município de Medianeira realiza diferentes atividades durante o ano todo com o intuito de mobilizar e sensibilizar a sociedade, bem como estimular e encorajar as pessoas a denunciarem as situações de violência.

A primeira atividade foi realizada ainda no mês de março/2022 de capacitação de todos os professores e demais servidores da rede municipal de ensino, além de profissionais da política da assistência social governamental e não governamental através do Instituto Inocência acerca da importância do diálogo diário sobre a prevenção ao abuso sexual infantil.

Continuando com a programação no dia 18 de maio a partir das 8h30 na praça Ângelo Darolt será realizada a panfletagem e adesivagem acerca da campanha.

Ainda no dia 18 de maio às 19h30 no CPC Arandurá será realizado a palestra com o Instituto Inocência direcionado a toda a comunidade medianeirense sobre a importância do diálogo diário com os filhos (crianças e adolescentes) acerca da prevenção ao abuso sexual, será abordado as diversas formas que os pais e responsáveis podem conversar com seus filhos sobre do assunto.

No dia 20 de maio (sexta feira) serão realizadas 6 sessões de teatro para o público infantil na idade de 4 a 10 anos, direcionado aos alunos da rede municipal e particular de ensino, sendo uma releitura do Mágico de Oz “O encantado mundo dos tijolos amarelos” apresentado pelo Instituto Inocência. As sessões das 10 horas e das 16 horas serão abertas ao público em geral.

Dentro da programação as escolas municipais e as entidades socioassistenciais realizarão atividades com os alunos e as crianças e adolescentes atendidos abordando acerca do Abuso Sexual Infantil, de acordo com cada faixa etária.

No site da prefeitura e nas redes sociais serão divulgados diversos materiais e vídeos sobre a campanha, ajude a compartilhar e divulgar.

A proposta da campanha é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a todas as crianças e adolescentes o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

FAÇA BONITO: PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES. TODOS JUNTOS CONTRA O ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Fonte: Assessoria Medianeira