Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Abertura de fronteiras poderá causar desabastecimento de combustível na Argentina

Para frear a inflação e estimular a economia, o governo da Argentina congelou os preços dos combustíveis.

Abertura de fronteiras poderá causar desabastecimento de combustível na Argentina

Mesmo com a fronteira entre Puerto Iguazú e Foz do Iguaçu aberta desde o último dia 27 de setembro, a quantidade de brasileiro que atravessam a Ponte Internacional Tancredo Neves ainda é pequeno. Um dos motivos são as exigências para entrar no país vizinho, como teste PCR e vacinação completa contra a Covid-19.

Com o avanço da vacinação na Argentina, que já passou os 50% da população vacinada com 2ª dose, espera-se que as exigências diminuam nas próximas semanas. Além do turismo e da gastronomia oferecida por Puerto Iguazú, um atrativos deverá ser o combustível mais barato.

Para frear a inflação e estimular a economia, o governo da Argentina congelou os preços dos combustíveis. Na província de Misiones, por exemplo, o produto chega a custar a metade dos preços praticados no Brasil e Paraguai. Em Puerto Iguazú a gasolina é comercializada a R$ 2,90 o litro.

Para o presidente da Associação de Postos de Combustíveis do Nordeste Argentino (Cesane), Faruk Jalaf, o preço muito inferior aos praticados nas cidades vizinhas à fronteira de Misiones poderá causar uma corrida aos postos, o que deve causar desabastecimento.

Jalaf contou ainda, que o combustível hoje vendido a 90 pesos, deverá ser reajustado em 3% a cada mês, acompanhando a inflação, para que não haja um aumento acumulado.

Em outros anos, quando o combustível na Argentina já custava mais barato que no Brasil, os postos de Puerto Iguazú adotaram a medida de estabelecer bombas de gasolina específica para veículos estrangeiros. A estratégia servia para que o produto não faltasse para os motoristas argentinos.

Fonte: Rádio Cultura Foz