Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Parque Nacional do Iguaçu fortalece o birdwatching e credencia condutores para observação de aves

Atividade fortalecerá cultura de “passarinhar” em Foz do Iguaçu, Serranópolis, Céu Azul e Capanema, no Paraná

  • 24/08/2021
  • Foto(s): Luciana Chiyo
  • Região
Parque Nacional do Iguaçu fortalece o birdwatching e credencia condutores para observação de aves

O termo birdwatching surgiu na América do Norte, no início do século 20, definido como o hobbie de observar pássaros em seu habitat natural, sem alterar o ambiente ou o comportamento em que vive. No Brasil, a “observação de aves”, foi traduzida por observadores como uma ação de “passarinhar”.

O Parque Nacional do Iguaçu – que possui alta representatividade de biodiversidade da Mata Atlântica e mais de 340 espécies de aves, muitas raras e ameaçadas de extinção – reforça o convite aos guias de turismo, educadores, pesquisadores e quem já é observador experiente para “Passarinhar no Parque!”

O credenciamento de pessoas físicas interessadas em realizar a prestação de serviços de condução de visitantes observadores de aves no Parque Nacional do Iguaçu está aberto. A habilitação deve ser solicitada a qualquer momento, por meio do portal do Governo Federal. 

Conservação, ciência cidadã, trabalho, renda e cultura passarinheira - O cadastro oficial é destinado aos guias de turismo e outros profissionais que estão interessados em prestar o serviço de condução de observadores de aves, com fins comerciais e/ou educativos, ou simplesmente com o objetivo de disseminar a cultura de passarinhar e formar novos observadores. 

Os condutores autorizados terão autonomia para realizar a atividade em qualquer horário ou polo de uso público do Parque Nacional do Iguaçu, com agendamento prévio, a partir dos municípios de Foz do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Céu Azul e Capanema. E nas trilhas de Serranópolis e Céu Azul, a visitação é gratuita.

Todos os interessados podem encaminhar a documentação necessária por meio do portal. A lista de habilitados estará disponível, após a emissão da autorização, e poderá ser consultada no Centro de Visitantes, na sede do Parque ou em nossos canais de informação.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a observação de aves no Parque Nacional do Iguaçu, convidamos para acessar a nossa roda de conversa virtual no Youtube, link abaixo. 

Edital para credenciamento:

https://www.gov.br/icmbio/pt-br/acesso-a-informacao/editais-diversos/editais-diversos-2021/SEI_ICMBio9204992Edital.pdf

Formulário para solicitar autorização para a prestação do serviço de condução de visitantes observadores de aves no Parque Nacional do Iguaçu: 

https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-autorizacao-para-conducao-de-visitantes-nas-unidades-de-conservacao-federais

Roda de conversa sobre observação de aves no Parque Nacional do Iguaçu: https://www.youtube.com/watch?v=XGGAWogeylw&t=1899s

Serviço:

Credenciamento para condutores de birdwatching

Setor de Uso Público – Parque Nacional do Iguaçu (ICMBio)

E-mail: usopublicoiguacu@icmbio.gov.br

Rede: https://linktr.ee/parquenacionaldoiguacu

WhatsApp: (45) 9968-2331

Fonte: Assessoria