Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Estrada do Colono é de “principal importância”, disse ministro do Turismo

Gilson Machado estava acompanhado do deputado federal Vermelho, autor do projeto que pretende criar no antigo caminho, uma estrada parque.

  • 12/07/2021
  • Foto(s): Rádio Cultura Foz
  • Região
Estrada do Colono é de “principal importância”, disse ministro do Turismo

Em visita a Foz do Iguaçu no último sábado (10), o ministro do Turismo Gilson Machado, foi questionado sobre o projeto que pretende reabrir a antiga ‘Estrada do Colono’, no interior do Parque Nacional do Iguaçu. O caminho de 18 quilômetros que ligava as cidade de Serranópolis do Iguaçu e Capanema foi fechado definitivamente em 2011.

Machado classificou a reabertura como de “principal importância”, a exemplo de estradas parques existentes em outros locais, citando como exemplo a países da África e os Estados Unidos.

“Eu acredito que qualquer estrada desde que tenha preocupação com a fauna, que tenha local para a fauna transitar, é totalmente viável. Até porque a estrada vai ser fiscalizada, inclusive serve para que os próprios fiscais transitem para ver se tá tudo “ok” dentro. Desmatamento, se está havendo caça ilegal. Então é de fundamental importância, (…) Como o mundo todo já faz”, disse o ministro.


Gilson Machado estava acompanhado do deputado federal Vermelho, autor do projeto que pretende criar no antigo caminho, uma estrada parque. No dia 9 de junho deste ano, a Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o Projeto de Lei 984/19, que cria a categoria de Unidade de Conservação denominada Estrada-Parque e institui a Estrada-Parque Caminho do Colono no Parque Nacional do Iguaçu. Com a aprovação, o projeto pode ser debatido pelo legislativo.

Fonte: Rádio Cultura Foz