Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Com amor pela atividade e diversificação, casal supera altos e baixos da produção de leite

Mesmos em tempos de ‘vacas magras’ eles insistiram e continuam acreditando na atividade

Com amor pela atividade e diversificação, casal supera altos e baixos da produção de leite

A produção de leite vive altos e baixos. Mas, um casal é motivado por algo mais, a paixão pela atividade. O casal, Antoninho e Daniela Kochhann, nunca desistiu da produção de leite na Comunidade Linha Bonato, em Serranópolis do Iguaçu, oeste do Paraná.  

 Mesmos emtempos de ‘vacas magras’ eles insistiram e continuam acreditando na atividade. Um dos segredos é a diversificação.tempos de ‘vacas magras’ eles insistiram e continuam acreditando na atividade.  Um dos segredos é a diversificação O produtor precisa ter muita dedicação. Na rotina diária os papéis na verdade se invertem, a chefe de produção são elas as vacas, que não descansam nem tiram férias e cobram atenção duas vezes ao dia, e se não atender elas vão chamar.Mas, a tecnificação e tecnologia melhoraram muito a eficiência do trabalho. Antes tudo era manual, agora conta com ordenhadeira moderna, que em 40 minutos permite que 35 animais sejam ordenhados. Diariamente são produzidos 750 litros de leite. Assim o desafio maior é equilibrar as contas.

O casal vive com os pais de Antoninho, seu Delfino e Neiva, que são verdadeiros exemplos de superação e sabem melhor do que ninguém que nada se conquista do dia para noite. O Paraná foi o segundo maior produtor de leite no Brasil em 2020, segundo o IBGE. Atividade está no sangue da catarinense Daniela, que desde 2007 vive em solo paranaense da profissão que escolheu para a vida e hoje tem dois pequenos, os filhos Lívia de quatro anos e Guilherme de um ano. E quem colhe os frutos desta terra não quer saber de outro lugar. 


Fonte: Costa Oeste News