Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Produção de frango caipira mantém família no campo

A filha Eliane topou o desafio de se tornar empreendedora junto com o pai Ademir.

Produção de frango caipira mantém família no campo

Uma boa polenta, aquela macarronada ou com arroz, frango caipira combina com tudo isso. Seu Ademir Ferronato transformou essas combinações em um negócio. 

O Expedição Costa Oeste está na Comunidade Nossa Senhora da Salete, em Medianeira, oeste paranaense.  A filha, Eliane Ferronato Rover, decidiu deixar a cidade para voltar para o campo, mas queria uma atividade para ter uma renda extra na propriedade. O pai Ademir sugeriu a produção de frango caipira. 

A filha topou o desafio de se tornar empreendedora junto com o pai. 

Mas, pai e filha precisavam dar o próximo passo e esse mais ousado, montar a agroindústria. Desafio superado. Hoje são abatidas 300 aves por mês garantindo renda para família Ferronato, exalta seu Ademir. 

Atividade no início gerou dúvidas confessa Eliane, pois ela deixou emprego com renda fixa, para se tornar empreendedora. Não é pra menos, segundo o Sebrae, apenas 33% mulheres estão a frente de um negócio no Brasil. Mas, o que era duvida  agora é só alegria.

Os frangos levam em média 100 dias para atingirem o ponto de abate, chegando 2,5 quilos limpo.  Seu Ademir cria à espécie que conhecemos como “Pescoço Pelado”, a ave recebe este nome justamente porque o pescoço é a única região do corpo que não possuí penas, que, aliás, são ruivas ou vermelhas se preferir. 

Parte da alimentação das aves é produzida na propriedade, inclusive o milho, reduzindo assim o custo no produto final. E a nova lavoura já está plantada a mais de 30 dias e muito bem desenvolvida. 

A vida nos prova mais uma vez que não precisamos procurar heróis, devemos procurar boas ideias, que para seu Ademir é garantia de um legado.  

Fonte: Costa Oeste News