Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraná chega a 4 mil leitos de atendimento exclusivo à Covid-19

É o maior número desde o começo da pandemia. A estratégia começou a funcionar na prática no dia 26 de março de 2020

Paraná chega a 4 mil leitos de atendimento exclusivo à Covid-19

O Paraná atingiu o maior número de leitos exclusivos para atendimento da Covid-19 desde o início da pandemia nesta sexta-feira (12), um ano após a confirmação dos primeiros seis casos. O esforço do Governo do Estado engloba 4 mil leitos exclusivos, sendo 1.570 UTIs e 2.374 enfermarias para adultos e 22 UTIs e 34 enfermarias pediátricas. É como se o Paraná tivesse 20 hospitais de campanha de 200 vagas.

Os leitos estão distribuídos em todas as quatro macrorregionais do Estado. São 2.064 no Leste (818 UTIs e 1.214 enfermarias para adultos, além de 10 UTIs e 22 enfermarias pediátricas), 695 no Oeste (282 UTIs e 409 enfermarias, além de 4 leitos pediátricos), 587 no Noroeste (230 UTIs e 347 enfermarias, além de 10 leitos pediátricos) e 654 no Norte (240 UTIs e 404 enfermarias, além de 10 leitos pediátricos).

A estratégia de montar uma rede com leitos exclusivos começou a funcionar na prática no dia 26 de março de 2020, quando houve a implantação das primeiras 264 unidades no Estado. Desde então 58.061 paranaenses foram atendidos em hospitais públicos, privados ou filantrópicos conveniados em mais de 50 municípios. O investimento em custeio, manutenção, equipamentos e equipes alcança mais de R$ 250 milhões.

“Somente neste mês reativamos 735 leitos, uma média de quase 67 leitos por dia. O Governo do Estado tem utilizado toda a estrutura e recursos disponíveis para viabilizar a ampliação de leitos e proporcionar atendimento adequado à população”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Esses números representam uma soma de esforços entre o poder público e privado na luta contra essa doença”.

MAIS QUE DOBROU - É o maior número de UTIs abertas da história do Estado. Antes da pandemia, havia cerca de 1.200 leitos na rede pública para adultos. Ou seja, em apenas um ano a Secretaria Estadual da Saúde mais do que dobrou a capacidade de atendimento emergencial. “Temos atuado diretamente no enfrentamento da Covid-19, com todos os recursos que estão ao nosso alcance, mas eles são escassos e os profissionais estão no limite. É um momento delicado, mas vamos vencer essa etapa”, acrescentou o governador.

Apenas do dia 3 de março até esta sexta-feira (12) houve um incremento de 384 leitos na rede pública. Eram 3.616 ativos no começo do mês, sendo 1.405 UTIs e 2.211 clínicos. Essa expansão deve continuar nos próximos dias.

ESTRATÉGIA – O Paraná replicou na pandemia o modelo de regionalização da saúde que já vinha sendo adotado para o combate à dengue e outras enfermidades. O esforço contou com a finalização de três hospitais regionais (Ivaiporã, Telêmaco Borba e Guarapuava), investimentos robustos na infraestrutura dos quatro Hospitais Universitários (Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel) e reestruturação do atendimento do Complexo Hospitalar do Trabalhador, em Curitiba, referência no combate à Covid-19, com mais de 100 leitos.

Os três hospitais regionais contam com 210 leitos exclusivos: 20 UTIs e 30 enfermarias em Telêmaco Borba, 30 UTIs e 60 enfermarias em Guarapuava e 30 UTIs e 40 enfermarias em Ivaiporã. As estruturas universitárias têm, atualmente, 371 leitos: Ponta Grossa (40 UTIs e 64 enfermarias), Cascavel (50 UTIs e 15 enfermarias), Maringá (20 UTIs e 20 enfermarias) e Londrina (66 UTIs e 96 enfermarias).

“Nossa ideia sempre foi ofertar leitos perto das casas das pessoas. Esse investimento é resultado de um trabalho muito sério e de um esforço coletivo com as prefeituras, a sociedade e a iniciativa privada”, acrescentou Ratinho Junior.

ESFORÇO – A abertura constante de novos leitos tem ajudado os municípios a reforçar o atendimento nesse período de crise mais aguda. Até o início do mês de fevereiro a média de pacientes em fila de espera por leitos exclusivos era de 40 a 45 pessoas por dia. Nos últimos dias, no entanto, com a disseminação da variante amazônica, o Paraná chegou a registrar mais de 1,2 mil pessoas aguardando transferência.

“Há um esforço muito grande nas ampliações. Mesmo com ampliações diárias e constantes, as taxas de ocupação se mantêm em alta nos últimos dias porque muito mais pessoas estão se infectando pelo vírus, o que acarreta sobrecarga de atendimento. Mas estamos atuando para diminuir as filas e para manter a qualidade do atendimento”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Ele também destacou o trabalho das equipes que estão na linha de frente desde o começo da pandemia. “Precisamos do apoio da população para seguir as medidas de prevenção e reforçar o distanciamento social. Estamos atravessando um momento de acúmulo de casos e cansaço. Os médicos e enfermeiros dessas estruturas hospitalares salvaram milhares de vidas ao longo desse período. Essas estruturas só funcionam pelo trabalho incansável das equipes”, disse o secretário.

Fonte: AEN