Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Colapso: em Cascavel hospital requisita respirador de animais para atender Covid-19

Uma equipe do zoológico de Cascavel já esteve no Hospital de Retaguarda e deixou um equipamento de ventilação mecânica de animais. Será feito um teste se é possível usar o equipamento em humanos.

Colapso: em Cascavel hospital requisita respirador de animais para atender Covid-19

A falta de respiradores para atender pacientes com covid-19 levou a direção do Hospital de Retaguarda de Cascavel a tomar uma medida drástica. Foi requisitado ao Município de Cascavel autorização para uso de respiradores usados em animais para atender os pacientes do novo coronavirus.

A informação foi confirmada pelo diretor do hospital, Lísias Tomé. Uma equipe do zoológico de Cascavel já esteve no Hospital de Retaguarda e deixou um equipamento de ventilação mecânica de animais. Será feito um teste se é possível usar o equipamento em humanos. Os equipamentos entregues no HR é certificado na Anvisa, e pode ser regulado conforme o peso do paciente.

Também foram deixadas pela equipe do zoo bombas de infusão, que são dispositivos para levar e dosar medicamentos no corpo de um paciente. Item que também estava em falta.

As clínicas veterinárias de Cascavel também serão acionado caso seja necessário e possível ou empréstimo de equipamentos.

Isso porque dos 14 leitos de UTI iniciais do hospital de retaguarda, todos estão ocupados e também os os outros 6 abertos na última semana.

Também já foram solicitados empréstimos de respiradores da UPA Tancredo e até de ambulâncias do SAMU para tentar vencer a demanda.

Segundo mapa da ocupação de leitos deste domingo (28), a ocupação de leitos da Macrorregião oeste está em 98,69%.

Na 10ª Regional de Saúde em Cascavel, 27 pessoas aguardam a transferência para um leito de UTI.

Outras 21 esperam um leito vago de enfermaria.

“APENAS BOMBAS DE INFUSÃO SERÃO USADAS”, DIZ STEFANELLO

O secretário de Saúde, Thiago Stefanello, disse ao blog que não está autorizado o uso dos respiradores mas confirma serão utilizadas as bombas de infusão.

“As bombas de infusão sim serão usadas porque são compatíveis e não se encontra no Brasil quem tenha para vender”.

Em relação aos respiradores, apesar da situação crítica, a Secretaria de Saúde trabalha com remanejamento de respiradores conforme a demanda.

“Ainda temos respiradores entre as Upas e estamos 24h trabalhando em conjunto, HU, Consamu, Hospital de Retaguarda, Upas, se ajudando o tempo todo”.

Não há necessidade de uso desses ventiladores e não tem autorização da Sesau.

Temos ventiladores entre as upas e se for necessário faremos remanejamento”, afirma Stefanello.

Fonte: Catve

Colunistas

Cidades relacionadas

Categorias relacionadas