Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Covid-19: 20ª Regional de Saúde está com 100% dos leitos de UTI ocupados

Diante deste cenário, o pedido das autoridades de saúde é para que haja a intensificação da prevenção à doença.

Covid-19: 20ª Regional de Saúde está com 100% dos leitos de UTI ocupados

Neste domingo um boletim informativo enviado pela 20ª Regional de Saúde demonstrou a lotação total dos leitos de UTI’s para internamento de pacientes com Covid-19, nos hospitais da região.

Além deste cenário microrregional, também há superlotação dos leitos da macrorregional, que compreende os municípios de Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu.

Diante deste cenário, o pedido das autoridades de saúde é para que haja a intensificação da prevenção à doença pois se trata do pior momento da Pandemia no Oeste do Estado.

Segundo a secretária municipal de Saúde de Santa Helena, Cristiani Mozer Binko, em Santa Helena se tem a impressão que parte das pessoas esqueceu da importância de manter os cuidados contra à Covid-19: “Visualizamos que, em determinados estabelecimentos comerciais como lanchonetes e restaurantes, os frequentadores não estão mais utilizando máscaras e o momento pede justamente o contrário,” destaca.


Vacinação

Em Santa Helena a vacinação iniciou entre os profissionais de saúde e indígenas, evoluindo para os idosos de 90 anos ou mais e também alguns com 89 anos. Segundo a secretária existe a estimativa de vacinar 50% da população brasileira até metade do ano, porém o momento agora é de espera por novos lotes da vacina: “Já aplicamos todas as doses recebidas e agora, estamos aguardando a chegada de novas remessas para continuarmos a vacinação dos idosos, respeitando a faixa etária do mais velho para o mais novo,” explica a secretária.

Pessoas Vacinadas 

Indígenas: 89

Profissionais de Saúde (primeira dose):  377 

Profissionais de Saúde (segunda dose): 176 

Idosos acima de 90 anos (primeira dose): 58 

Idosos de 85 a 89 anos acamados: 10 doses

Total primeira dose: 534 

Total segunda dose: 176 

 Palavra da 20º Regional

O Chefe da 20º Regional, Alberi Locatelli, afirma que o problema mais recorrente no tocante a indisciplina dos cuidados com a doença está entre os jovens, sobretudo agora com a chegada da vacina: “Muitos jovens estão saindo em festas sem cuidado algum, e transmitindo o vírus para os familiares em casa e isso é muito grave, embasados no argumento de que a vacina chegou, não é por aí” afirma.

Outro agravante mencionado por Locatelli é quanto aos profissionais de saúde e insumos hospitalares que já começam a faltar no mercado: “Além de não termos leitos de UTI suficientes, existe a escassez de profissionais de saúde para trabalhar nos hospitais, sem contar que já visualizamos a dificuldade para compra de medicamentos para tratamento da Covid-19” finaliza.



Fonte: Assessoria