Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Jovens se preparam para assumir propriedade fazendo curso superior e de inglês

Diversificada a propriedade conta com produção de suínos, leite e soja. Aliás, o desenvolvimento da oleaginosa está incrível.

Jovens se preparam para assumir propriedade fazendo curso superior e de inglês

Agricultor fazendo curso inglês?! Se formando em Ciências Contábeis. Pois é, essa é a nova geração do Agronegócio. O Expedição Costa Oeste visitou a Comunidade de Boa Vista em Serranópolis do Iguaçu, no oeste paranaense. Logo é possível notar que a safra de soja -2020/21 promete ser tão boa quanto à última. Mas, isso é assunto para depois.


O que nos chamou atenção foram os jovens irmãos Dennis e Domenique. Eles estão cursando Ciências Contábeis e inglês. Você deve imaginar que a intensão de ambos é deixar a propriedade, certo? Só que não.  A nova geração do agronegócio está se especializando. Muito cedo eles apreendem com os pais a lidar com as tarefas da propriedade e adquirem mais conhecimento e tecnologia com os estudos. O exemplo é a aquisição de placas solares. Iniciativa efetuada pelo filho Denis, para orgulho do pai Vilson. 


No outro setor da propriedade, a produção de leite está sendo aos poucos descontinuada, mas a filha Monique não deixa atividade parar. 

A propriedade de 23 hectares é considerada pequena, mas muito diversificada. São 2,500 suínos divididos em quatro pocilgas, 10 vacas em lactação produzindo 180 litros de leite diários, três hectares de milho e 14 de soja, que, aliás, encanta pelo desenvolvimento das plantas até o momento.

A nossa terra é fértil e cheia de possibilidades, basta trabalhar e acreditar. Com essa filosofia a família Sphor Schorr realizou mais um sonho; a construção da casa nova. A propriedade é mais do que um lar para os irmãos Dennis e Monique.  E desta forma o agro não para e não pode parar. 


*Edição e Produção: Alessandro Kunhaski, Cauê Vergopolan Hanzen e Tatyelle Schunemann.*



Autor do post