Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

COVID-19: não há mais leitos de UTI na região Oeste, segundo secretário de saúde de Cascavel

Taxa de ocupação chegou a 100% em Cascavel na quarta-feira, 9 de dezembro

COVID-19: não há mais leitos de UTI na região Oeste, segundo secretário de saúde de Cascavel

O secretário de Saúde de Cascavel, Thiago Stefanello, afirmou na manhã desta quinta-feira (10) que não há mais leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) covid-19, na região Oeste.

De acordo com Stefanelo, ao longo do meses de 2020, por muitas vezes, as pessoas foram orientadas sobre a importância da chamada "Etiqueta Respiratória" (máscara, álcool em gel 70% e distanciamento social, a administração pública em todas as esferas trabalharam na ampliação do sistema para o atendimento aos casos.

"172 leitos de UTI foram abertos na Região Oeste do Paraná, sendo 46 leitos novos de UTI somente na cidade de Cascavel. Desde ontem, temos uma taxa de ocupação em 100% e pelo menos quatro pacientes clicado na 10? Regional de Saúde aguardando por um leito de UTI sem a possibilidade de receber a assistência adequada", alertou Thiago Daross Stefanelo.

O secretário afirma que o momento pede cautela e reflexão por parte de todas as pessoas em diferentes situações do cotidiano (aposentados, trabalhadores, comerciantes). A prioridade nos próximos dias deve ser a preservação da própria saúde, adiamento de planos familiares, respeito e cuidado com quem você convive e ama.

"A rede suplementar de saúde (hospitais privados) não se reestruturou e também está com déficit de leitos de UTI para tratamento contra a Covid. Isso também traz reflexos ao Sistema Único de Saúde, que por mais que abriu leitos chega o momento em que não há mais condições de ampliar as estruturas por falta de local ou equipamentos, ou ainda por falta de profissionais de saúde", ponderou o secretário.

Estratégia

A estratégia da Secretaria de Saúde de Cascavel para o momento são as Unidades Básicas de Saúde exclusivas no combate à Covid para o atendimento à população, que funcionam, desde a última segunda-feira (07), das 7 da manhã às 22 horas. Além disso, há o atendimento por livre demanda no ambulatório do Hospital de Retaguarda.

"Pedimos às pessoas que procurem o atendimento precoce, ou seja, aos primeiros sintomas junto às unidades de saúde exclusivas ou até mesmo as UPAS nos finais de semana e durante a madrugada. Desde março, o município disponibiliza todos os medicamentos para o tratamento contra a Covid, no entanto, os remédios são dispensados apenas com autonomia de cada profissional médico, que saberá avaliar e diagnosticar cada caso", finalizou Thiago.

Fonte: Catve