Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Incêndio atinge área de mata às margens da PR-495

O fogo ainda continua se alastrando por dentro da mata, mas com risco reduzido de atingir residências e edificações próximas.

  • 25/11/2020
  • Foto(s): Assessoria Corpo de Bombeiros
Incêndio atinge área de mata às margens da PR-495

Um incêndio ambiental foi registrado às margens da PR-495 na Linha São Bernardo, entre Medianeira e Missal. O Corpo de Bombeiros com apoio de outras equipes seguem trabalhando para controlar as chamas que atingem parte da vegetação.

No período da manhã os militares estiveram no local combatendo o fogo, porém na tarde com o aumento do calor e dos ventos houve o surgimento de novos focos que se tornaram incontroláveis.

Devido às proporções foi solicitado apoio de outras equipes, Polícia Civil que fez o mapeamento com drone, a Lar Cooperativa disponibilizou equipes de brigadistas e bombeiros civis e uma retroescavadeira, moradores de uma fazenda próxima também auxiliaram no combate.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros o fogo ainda continua se alastrando por dentro da mata, mas com risco reduzido de atingir residências e edificações próximas. Até o momento as equipes utilizaram aproximadamente 2 mil litros de águas para o abastecimento das bombas costais.

Hoje (26) equipes retornarão ao local para avaliar e realizar a inspeção.

Estiagem e alta temperatura

A estiagem e alta temperatura contribuem para a formação de focos de incêndios. Por isso, é importante que a população evite queimadas no geral e o descarte irregular de cigarros ou materiais químicos.

Ao se deparar com um foco de incêndio de até 30cm de altura o cidadão pode auxiliar no controle. Pode apagá-lo com água ou mesmo com a utilização de abafadores feitos de galhos de árvores, mas se o fogo já está muito alto ou consumindo uma extensão muito grande de vegetação deve-se ligar para o telefone de EMERGÊNCIA do CORPO DE BOMBEIROS – (193) ou a DEFESA CIVIL – (199) e informar seu nome, telefone, onde é o incêndio, um ponto de referência, que tamanho está o incêndio, se tem vento, se há casas próximas ao incêndio e se há pessoas feridas ou em perigo.

Mas, lembre-se o melhor combate é a prevenção.

Fonte: Tatyelle Schunemann