Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Expedição Costa Oeste: Realização de um café colonial mudou a vida de família medianeirense

Eles descobriram a riqueza da agricultura familiar.

Expedição Costa Oeste: Realização de um café colonial mudou a vida de família medianeirense

O Expedição Costa Oeste visitou a família Toniazzo na comunidade Sagrada Família em Medianeira. A realização de um café colonial mudou a vida deles.

Com pouca terra para plantações e vivendo da pequena produção de leite, os Toniazzo foram solicitados às pressas para realizar um café. Sem experiência e com poucos recursos levaram os produtos que tinham a disposição. E descobriram a riqueza da agricultura familiar.

A partir de então a família não parou mais. Com incentivo eles oficializaram a agroindústria Alimentos Tere. Uma alusão ao nome da mãe Tereza. E logo novos produtos vieram, como o macarrão caseiro, receita que tem algo especial.

Antes da pandemia, eles produziam 200 quilos de macarrão por mês que era destinado para a merenda escolar. Mas, sem aulas o município de Medianeira está comprando a produção e destinando para as cestas básicas para as famílias dos alunos carentes.

O restante dos produtos como bolo, pão de milho, cuca, biscoito, polenta e frutas são destinados para a Casa do Produtor Rural.

As frutas estão a cuidados do pai Romualdo. Com uma produção totalmente orgânica, a poupas também são base para as geleias servidas nos cafés. O ex- pedreiro abandonou a profissão para realizar um sonho.

Regularmente, 60 pequenos produtores abastecem a Feira do Produtor em Medianeira. Um trabalho que gera renda, empregos e que alimenta a nossa história para as novas gerações do agronegócio, seja ele grande ou pequeno.

Assista a matéria completa:

 

Edição e Produção: Alessandro Kunhaski, Cauê Vergopolan Hanzen e Tatyelle Schunemann.

 

 

Fonte: Alessandro Kunhaski