Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Campo não parou e garantiu alimento para as cidades durante pandemia, diz Bolsonaro

Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira em evento de lançamento do Plano Safra 2020/2021.

  • 18/06/2020
  • Foto(s): Reuters/Adriano Machado
  • Agricultura
Campo não parou e garantiu alimento para as cidades durante pandemia, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira em evento de lançamento do Plano Safra 2020/2021 que o setor rural não interrompeu suas atividades durante a pandemia do coronavírus e garantiu alimentos para as cidades.

O presidente, segundo quem o país é um exemplo de preservação ambiental, afirmou que cada vez mais "vamos consolidando" a fronteira agrícola.

"A cidade pode parar, o campo a fará ressurgir. Mas se um dia o campo parar, todos sucumbirão", disse o presidente, no evento de lançamento do plano, no Palácio do Planalto.

"Nessa pandemia o campo não parou. O pânico, alguns não conseguiram levar para essa região. E essa região mais do que garantiu a nossa segurança alimentar. Também fez com que a alimentação não cessasse nas cidades", declarou.

Bolsonaro diz que Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente

O presidente Jair Bolsonaro disse, durante evento de lançamento do Plano Safra 2020/21, que o Brasil é o que mais preserva o meio ambiente. "O Brasil é o País que mais preserva o meio ambiente de todos", disse. "Nós somos um exemplo na questão ambiental", disse ele ao lado dos seus ministros. Bolsonaro afirmou que o Brasil usa apenas 8% do seu território para a produção de alimentos, enquanto outras nações usam mais.

Mesmo com uma operação do Exército em vigor na Amazônia desde o início de maio e com uma decisão da Justiça para que os órgãos ambientais combatam o desmatamento, os crimes ambientais continuam em disparada na região. Os alertas feitos pelo sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), indicam a perda de 828,97 km no mês de maio, alta de 12,24% em relação a maio do ano passado, quando os alertas apontaram desmate de 738,56 km.

"Nosso vice-presidente General Mourão teve uma ideia excelente que foi a criação do Conselho da Amazônia. Para evitar que aquilo que é discutido lá fora de forma cruel, muitas vezes, e de forma não verdadeira seja", disse. "No passado tinham interesse na Amazônia, hoje outros países têm interesse em todo nosso País e devemos sim nos preocupar cada vez mais com isso", afirmou.

Bolsonaro também fez elogios ao setor, um dos apoiadores de primeira hora de sua campanha ao Palácio do Planalto, e disse que o homem do campo é um exemplo de trabalhador. "Trabalha de segunda a domingo, 24 horas por dia. Não reclama de absolutamente nada", disse. O presidente afirmou saber como é essa vida e que já precisou plantar muito arroz.

O presidente fez ainda uma homenagem ao ex-presidente Médici, pela criação da Embrapa, e elogiou a atuação de seus ministros, principalmente, em missões outros países."Hoje, colhemos o que foi plantado lá fora. Assim é a agricultura, você só pode colher o que você planta", disse.

--"O que nos plantamos hoje na política colhemos amanhã, prezado Ronaldo Caiado, você que é um governador de um grande Estado (Goiás) e seu Estado ganhou mais um degrau no tocante à produção de grãos no Brasil. Parabéns a você que é uma grande referência para nós nessa e outras áreas", disse se dirigindo ao governador goiano, que acompanhava o evento.

Fonte: Notícias Agrícolas/Reuters/Estadão Conteúdo