Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

A partir do ano que vem está proibida a safrinha de soja no Paraná

  • 24/04/2016
  • Foto(s): Ilustrativa
A partir do ano que vem está proibida a safrinha de soja no Paraná
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná  proibiu o plantio de soja sobre lavouras do grão recém colhidos. O novo calendário prevê um só período de semeadura, entre 16 de setembro e 31 de dezembro. A nova medida vale a partir de 2017 e tem o objetivo de acabar com a ferrugem asiática.

"A ferrugem se não tiver onde se instalar em um período de 60 dias, ela morre. Outra questão importante que vai ser tomada é que aqueles agricultores que tem uma lavoura com controle baixo de ferrugem que inviabilize economicamente a lavoura, ela pode ser interditada e destruída porque não pode gerar foco de transmissão para outros que estão tentando controlar a ferrugem", diz o fiscal de defesa agropecuária, Omar Heiden Araújo. 

Neste ano, muitos agricultores paranaenses apostaram na safrinha de soja. A área plantada cresceu 23% em relação ao ano passado, somando 173 mil hectares. A produção também aumentou, a previsão é colher 364 mil toneladas, uma alta de 19%. Jonas Friski semeou 150 hectares e estima colher 40 sacas por hectare. "Pra mim é uma alternativa pra terra não ficar parada e gira lucro pra gente", fala o produtor. 

Mas para quem conta com a renda extra da safrinha de soja é hora de mudar os planos. Depois de mais de dez anos apostando neste ciclo, Renato Martini já sabe o que fazer. "Economicamente é claro que a gente vai ter que investir em outras culturas. O espaço que a gente destinava à cultura da soja provavelmente via passar pra milho porque não dá pra tirar a soja e deixar o solo descoberto por três meses", comenta.

Fonte: G1

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533