Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Produtores de Missal esperam safra recorde de soja em 2020

O município de Missal possui 13.500 hectares cultiváveis de soja, ou seja, um pouco mais de 5.570 alqueires.

Produtores de Missal esperam safra recorde de soja em 2020

A expectativa dos agricultores de Missal é de safra recorde de soja para ano de 2020. Segundo informações das unidades de recebimento de grãos no município, a média colhida até o momento é de 150 a 160 sacas por alqueire. Alguns produtores chegaram a colher até 220 sacas. Cerca de 55% da colheita já foi finalizada. O município de Missal possui 13.500 hectares cultiváveis de soja, ou seja, um pouco mais de 5.570 alqueires.

O período do plantio, ainda em 2019, era de dúvidas, incertezas, pois a região toda estava passando por um longo período de estiagem. Havia até uma expectativa de frustração, pois mesmo após o plantio e as previsões do tempo que apontavam uma estiagem maior ainda, fez com que muitos se preocupassem. Mas, assim que as chuvas normalizaram, a planta se recuperou e pode-se conferir uma safra recorde.

O momento é de muita expectativa positiva, pois, quando a colheita gera resultados positivos, o comércio sai ganhando. Como Missal, bem como toda a região, é essencialmente agrícola, a roda da economia gira em torno das produções positivas. A satisfação é percebida em setores do comércio, nas empresas de insumos, nas cooperativas e isso acaba gerando outros resultados positivos. 

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Missal, Altair Luiz Fetzner, um dos fatores determinantes para essa produtividade é o uso de tecnologia avançada, bem como as cultivares de grande potencial. “Não podemos esquecer que além dessas condições que melhoram a produtividade, fomos abençoados com o clima que no início assustou, mas ao normalizar o volume das chuvas, favoreceu para atingir esses números expressivos”, destaca.

Fonte: Assessoria