Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Pesca de espécies nativas é proibida a partir desta sexta-feira no Paraná

A proibição segue até março do ano que vem.

Pesca de espécies nativas é proibida a partir desta sexta-feira no Paraná

O IAP, Instituto Ambiental do Paraná, anuncia o período de restrição à pesca de espécies nativas no Estado a partir desta sexta-feira (01). A proibição segue até março do ano que vem. Todas as espécies nativas do Estado são protegidas, como bagre, dourado, jaú, pintado e lambari.

É durante esse período, conhecido como piracema, que a maioria delas se reproduz. A pesca é proibida na bacia hidrográfica do Rio Paraná, que compreende o rio principal, e os formadores, afluentes, lagos, lagoas marginais, reservatórios e demais coleções de água inseridas na bacia de contribuição do rio.

O chefe regional do IAP de Toledo, Taciano Cesar Maranhão explica que nada mudou em relação à portaria do ano passado. A única novidade é que nesse período, a Secretaria de Aquicultura e Pesca vai intensificar o trabalho de recadastramento dos pescadores artesanais. A medida visa impedir a ocorrência de novas irregularidades. (Áudio abaixo)

Quem for flagrado pescando em desacordo com as restrições determinadas pela portaria vai ser enquadrado na lei de crimes ambientais. A multa é de aproximadamente 700 reais por pescador e mais de 20 reais por quilo de peixe pescado. Além disso, os materiais de pesca como varas, redes e embarcações, podem ser apreendidos pelos fiscais. O transporte e a comercialização também são fiscalizados durante esse período.

A restrição é instruída pelo Ibama, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, reforçada por uma portaria do IAP, e acontece há mais de 15 anos. Também ficam proibidas as competições de pesca, como torneios, campeonatos e gincanas. Só são permitidas as competições em reservatórios, visando a captura de espécies não nativas e híbridas.

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no Whatsapp.

Fonte: AEN