Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

PTI utiliza blockchain para desenvolver soluções no agronegócio

Guia de Trânsito Animal, da Adapar, foi adaptado à tecnologia blockchain, para garantir mais segurança e transparência do documento. Projeto partiu de um edital do CNPq

PTI utiliza blockchain para desenvolver soluções no agronegócio

Após a participação em um edital público de fomento do CNPq, a empresa incubada ao Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Brexbit, recebeu recursos e o apoio técnico para o desenvolvimento de uma solução voltada ao agronegócio. A ideia foi adaptar o Guia de Trânsito Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) à tecnologia blockchain, que garante mais segurança e transparência ao documento. Com essa referência no mercado, a empresa já prospecta clientes em outros estados.

O edital público do CNPq selecionava apenas empresas incubadas com a Certificação Cerne (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos), que pudessem desenvolver soluções para o mercado agro e foi daí que o sócio-proprietário e desenvolvedor da Brexbit, Cassiano de Oliveira Peres, resolveu tentar. O foco foi trabalhar no projeto do Guia de Trânsito Animal, um documento obrigatório para o transporte de cargas vivas no Paraná, já existente, mas que adaptado à tecnologia blockchain passa a ter mais confiabilidade, evitando riscos de falhas e fraudes.

Com o apoio da incubadora Santos Dumont, do PTI, a Brexbit recebeu recursos do CNPq, no valor de R$ 60 mil em bolsas para o desenvolvimento do projeto. Além disso, esse trabalho com a Adapar possibilitou novos mercados e a empresa já está desenvolvendo uma nova solução, também utilizando blockchain, para rastreabilidade do café, fora do Paraná. Com a tecnologia, é possível traçar toda a origem do produto, desde a plantação até a venda.

“O consumidor final consegue escanear o QR Code (código de barras bidimensional) e saber qual foi a fazenda que produziu o café, quem foi o beneficiador, por onde o produto passou, quem transportou. Todas as etapas de de produção do café ficam registradas e isso dá transparência, garantindo se é um bom produto”, analisa Cassiano. 

“O café é uma commoditie muito valorizada, tanto no mercado interno quanto no mercado externo, e oferecer essa transparência e garantia de qualidade ao produto, por meio da blockchain, permite gerar certificações para a marca. Esse trabalho todo que estamos fazendo só foi possível com a Incubadora do PTI. Sem o suporte de gestão do Parque Tecnológico não conseguiríamos”, acrescenta o empresário.

O gerente do Programa de Desenvolvimento de Negócios do PTI, do qual a Incubadora faz parte, Pedro Sella, diz que o apoio prestado para a Brexbit foi tanto na parte mercadológica, de estratégia e de negócios, quanto na participação e inserção da empresa no edital do CNPq “Isso possibilitou não somente a virada da empresa para o mercado agro, como a aproximação de um parceiro importante para o PTI que é o Governo do Estado”, aponta Sella.

Blockchain

Também conhecida como “protocolo de confiança”, a blockchain é uma tecnologia de registro distribuído que visa a descentralização como medida de segurança. São bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que têm a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado.

Brexbit

A empresa Brexbit nasceu em 2016, quando foi incubada no PTI, partindo da ideia de dois empreendedores de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. A primeira proposta foi de ser uma empresa de negociação de criptomoeda, como o bitcoin (a mais famosa delas). Com o tempo, os sócios foram estudando a tecnologia blockchain, até se inscreverem no edital de fomento do CNPq e desenvolverem uma solução para o Governo do Paraná. Atualmente, a Brexbit desenvolve projetos no Paraná, e perspectivas de expandir para São Paulo e outros mercados do país.

Fonte: Assessoria PTI