Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

IDESF apresenta estudo sobre o contrabando de defensivos agrícolas no Brasil

A fragilidade das fronteiras brasileiras, expõe a agricultura nacional ao uso indiscriminado dos produtos.

IDESF apresenta estudo sobre o contrabando de defensivos agrícolas no Brasil

O Brasil tem 16,8 mil quilômetros de fronteiras, áreas situadas em 11 estados e limítrofes com 10 países, por onde passam mercadorias ilegais que representam cifras astronômicas e prejuízos incalculáveis para a saúde da população e o meio ambiente. Ainda mais relevante do que o aspecto econômico é o rastro em passivo social pago pela sociedade brasileira. O contrabando e descaminho de mercadorias, entre elas os defensivos agrícolas, representa para a indústria e para a arrecadação nacional perdas de aproximadamente R$ 20 bilhões anuais. Se o peso desses ilícitos recai, inicialmente, sobre as regiões fronteiriças, o saldo negativo é pago por toda a sociedade, uma vez que o tráfico que passa pelas fronteiras chega até os grandes centros urbanos brasileiros.

Nas proposições do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF) está trazer o olhar dos agentes públicos para as regiões fronteiriças, as quais concentram uma movimentação crescente de pessoas e de produtos.

O Instituto apresentou o estudo ‘O contrabando de defensivos agrícolas no Brasil’, um amplo levantamento do fluxo e da movimentação crescente das quadrilhas em torno desses produtos. Substâncias utilizadas para proteger as lavouras de pragas e responsáveis pelos crescentes índices de produção e produtividade da agricultura brasileira, os agroquímicos têm sua fabricação e uso controlado no País.

A fragilidade das fronteiras brasileiras, porém, expõe a agricultura nacional ao uso indiscriminado desses produtos, uma prática de efeitos econômicos presumíveis, mas de consequências nocivas ainda imensuráveis para toda a nação. O levantamento realizado no Brasil e nos países vizinhos teve a preocupação maior de descortinar a logística deste ilícito, que cresce vertiginosamente em movimentação e na organização das quadrilhas e pede um olhar mais atento das autoridades brasileiras sobre essa questão.

Com este estudo, o IDESF acredita estar atendendo ao comprometimento assumido quando foi concebido enquanto instituição, de evidenciar a realidade das regiões fronteiriças e suas implicações para a nação brasileira. Com mais este estudo, o Instituto quer demonstrar que leva a sério sua função de debater problemas, buscar soluções e fazer das fronteiras fonte de integração e de desenvolvimento.

Para acessar o estudo completo clique aqui.

Fonte: Assessoria IDESF