Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Governador na região: Ratinho Jr inaugura projeto inédito em Entre Rios do Oeste

Entre Rios do Oeste reduz conta de energia pública com produção de biogás. O projeto é inédito no Brasil.

  • 23/07/2019
  • Foto(s): Assessoria
Governador na região: Ratinho Jr inaugura projeto inédito em Entre Rios do Oeste

A Minicentral Termelétrica a Biogás será inaugurada nesta quarta-feira (24) em Entre Rios do Oeste, no Parque Industrial II (antiga cassava) e vai contar com a presença de diversas autoridades, como o governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior.

Após 36 meses de muito trabalho e esforço coletivo das instituições parceiras, Entre Rios do Oeste poderá “zerar” os custos do município com energia elétrica feita a partir da produção do biogás oriundo da suinocultura.

O projeto que promete “zerar” a conta de luz de 72 unidades consumidoras da prefeitura de Entre Rios do Oeste é resultado da chamada pública (PD 6491-0287/2012), realizada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), com *investimentos da Copel Geração e Transmissão (CGT)*. Além da geração de energia, este modelo de negócios traz renda extra à 18 suinocultores do município, confere solução de saneamento ambientalmente amigável com produção de energia limpa.

O Parque Tecnológico Itaipu - *PTI* e o *CIBiogás* (Centro Internacional de Energias Renováveis), participaram diretamente deste projeto. Desde a modelagem de negócios até a execução das atividades de engenharia.

Este arranjo tecnológico é inédito no Brasil, ou seja, a inovação e tecnologia à disposição do país para desenvolvimento de sustentabilidade econômica, ambiental e social.

Fonte: Geovani Canabarro/Assessoria

Cidades relacionadas