Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Diretor-geral da Itaipu reafirma compromisso com municípios do Oeste do Paraná

Enio Verri participou em Cascavel da eleição e posse dos novos diretores da Amop. Beto Lunitti é o novo presidente da associação.

  • 27/03/2023
  • Foto(s): Sara Cheida | Itaipu Binacional
  • Região
Diretor-geral da Itaipu reafirma compromisso com municípios do Oeste do Paraná

Na assembleia para eleição e posse da nova diretoria da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), na últitma sexta-feira (24), em Cascavel, o diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Enio Verri, reafirmou o compromisso histórico da empresa para o desenvolvimento regional e disse que pretende fortalecer as parcerias com as gestões municipais. 

A cerimônia reuniu prefeitos e representantes dos 58 municípios que compõem a associação, vereadores, deputados estaduais e federais, lideranças regionais, entre outras autoridades. O prefeito de Santa Tereza do Oeste, Elio Marciniak, que esteve à frente da entidade nos últimos dois anos, deu posse ao novo presidente, Beto Lunitti, prefeito de Toledo, para a gestão 2023/2024.

Verri assegurou aos gestores municipais que todas as obras com recursos de Itaipu, e que estão em andamento, serão continuadas e concluídas. Um exemplo é o Contorno Oeste de Cascavel, que está em fase final de execução, com investimento atualizado de R$ 124,9 milhões. Projetos com parecer técnico favorável poderão ser reexaminados, observadas as atuais diretrizes do governo federal: ações de gestão ambiental, assistência social e projetos de infraestrutura, nesta ordem.

“Vamos desenvolver políticas que possam gerar renda, melhorar a qualidade de vida das pessoas e ajudar os municípios”, disse o diretor-geral, destacando que “políticas de assistência social são as que têm menos recursos e as que são mais demandadas pelos municípios”. “Quero abrir com vocês (prefeitos) um canal de diálogo. Nosso objetivo é o mesmo: fazer desta região – que já é boa – um lugar cada vez melhor”, complementou.

O novo presidente da Amop, Beto Lunitti, declarou que as parcerias com a binacional são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico do Oeste do Paraná, especialmente “depois da compreensão da empresa de que Itaipu não gera só energia, mas produz saberes e integração regional”. “Por isso, a minha expectativa, como presidente da Amop, é que cada vez mais os nossos interesses sejam convergentes.”

Conhecido popularmente como Kabelo, o prefeito Elio Marciniak lembrou que Itaipu estendeu o apoio aos municípios lindeiros para toda a região Oeste do Paraná e disse esperar que a nova gestão da empresa fortaleça essa relação. “Itaipu é o nosso grande parceiro. Hoje a gente volta a acreditar muito mais na empresa e esperamos que os investimentos serão ainda maiores.”

Durante a cerimônia, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos da Silva, anunciou a licitação para um projeto de usina de geração de energia com painéis fotovoltaicos, no aterro sanitário do município, que terá apoio de Itaipu.

Sobre a Amop

Sediada em Cascavel, a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) foi fundada em 1969 e hoje representa 58 municípios da região. É reconhecida como a maior e uma das mais organizadas entidades de municípios do Paraná. Também é considerada modelo internacional pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em eficiência e gestão por desenvolver programas e iniciativas permanentes em defesa do municipalismo e dos interesses dos municípios associados.

Fonte: Assessoria | Itaipu Binacional