Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Entre Rios do Oeste reduz conta de energia pública com produção de biogás

A Prefeitura pretende utilizar 100% de sua demanda energética desta fonte renovável e reduzir a conta de luz.

  • 18/07/2019
  • Foto(s): Kiko Sierich
Entre Rios do Oeste reduz conta de energia pública com produção de biogás

Entre Rios do Oeste vai receber Ratinho Júnior na próxima quarta-feira (24), para inauguração  de uma minicentral termelétrica a biogás. A cerimônia está marcada para as 10h e além do governador, secretários e deputados estaduais, prefeitos e outras lideranças da região, deverão prestigiar o evento.

A minicentral termelétrica de biogás funciona a partir da utilização do dejeto de suínos e além de gerar energia renovável, colabora na questão ambiental, diminuindo o risco de poluição ambiental.

O projeto é fruto de uma chamada pública da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), com recursos da Copel, executado pelo Parque Tecnológico Itaipu e CIBiogas, com parceria da Prefeitura. Com a ideia, o município será o primeiro do Brasil a ter fornecimento de energia em rede através do biogás.

O processo é simples nas propriedades. Os dejetos mais grossos dos suínos ficam na primeira etapa, no desarenador. Depois o restante vai para o biodigestor, onde é produzido o gás e o líquido resultante vai para a lagoa de dejetos, que é usado como biofertilizante, e com uma vantagem: sem o odor de antes. Já o gás produzido na propriedade é enviado para a central.

O gás produzido no campo chegará a dois grupos de geradores, onde será convertido em energia elétrica. Depois será injetada na rede da Copel, e distribuída. A Prefeitura pretende utilizar 100% de sua demanda energética desta fonte renovável e reduzir a conta de luz. Haverá os custos de operação e do biogás aos produtores, porém, calcula-se que os benefícios vão muito além dos econômicos, pela sustentabilidade do projeto e fortalecimento da cadeia produtiva.

Fonte: Elder Boff

Cidades relacionadas