Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Programa ???Formando Cidadão??? da PM do Paraná atende jovens e adolescentes no contra turno escolar

O Formando Cidadão objetiva o atendimento de meninos na faixa etária de 12 e 18 anos.

  • 27/06/2019
  • Foto(s): João Hermes
Programa ???Formando Cidadão??? da PM do Paraná atende jovens e adolescentes no contra turno escolar

O Projeto iniciou suas atividades em 15 de Maio de 2002, viabilizado por parceria entre a Polícia Militar e a comunidade. Recebeu de imediato a aprovação e o apoio da mesma. A iniciativa nasceu da necessidade de se desenvolver programas de atendimento a adolescentes em situação de risco social e pessoal.

O Formando Cidadão objetiva o atendimento de meninos na faixa etária de 12 e 18 anos, abrindo-lhes oportunidade através de doações sócio-educativas, uma alternativa de ocupação do tempo livre, melhoria da qualidade de vida, retorno à escola, à família e ao convívio na sociedade, visando o resgate da auto-estima e conquista da cidadania.

Além do retorno à escola, o projeto proporciona aos adolescentes a possibilidade de freqüentarem curso e atividades como curso de informática, educação física, Karatê, capoeira, música, noções militares, reforço escolar, trabalho em horta, noções de primeiros socorros, ensino religioso e ainda palestras com temas diversos, ministrados por Policiais Militares e profissionais voluntários. 

Um dos objetivos do projeto é também conscientizar os adolescentes sobre os perigos do envolvimento com drogas e criminalidade, contribuindo para que tenham uma nova postura de vida e um futuro melhor. Para o sucesso do projeto concorre o apoio primordial da sociedade, através de entidades públicas e privadas. 

Medianeira e São Miguel do Iguaçu também estão inseridos nessas atividades. Na tarde desta quinta-feira (27), Capoeiristas de São Miguel do Iguaçu estiveram em Medianeira num encontro de integração com os karatecas locais, ampliando assim o relacionamento social e conhecendo outras atividades. 

Em Medianeira mais de 90 crianças e adolescentes já estão integrados na Academia de Karatê, com atividades ministradas pelo soldado Thiago, que é faixa preta. De acordo como Tenente Góis, o trabalho busca através do esporte melhorar a integração e socialização dessas crianças. Com apoio da Prefeitura Municipal que cede o transporte para levar as crianças até a sede da 2ª Cia, o projeto é uma iniciativa que deu certo. (Áudio 1)

Já o Cabo Adaltro, que está à frente desse programa em São Miguel do Iguaçu, sob a coordenação do Capitão Garcia, destaca a importância do programa que tem seu objetivo centrado na formação do cidadão, como é o próprio nome do programa. (Áudio 2)

Fonte: João Hermes