
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Portaria 265 da ADAPAR (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) que dispõe sobre biosseguridade mínima para estabelecimentos que produzem suínos para fins comerciais foi editada pela Agência, considerando a necessidade de regulamentação de itens mínimos de biosseguridade para mitigação de riscos e melhoria da proteção das granjas quanto à introdução e disseminação de agentes infecciosos causadores de doenças. O conteúdo técnico e científico que embasou a Portaria foi uma publicação da EMBRAPA Suínos e Aves do ano de 2017.
Os produtores de suínos terão o prazo de um ano para se adequarem as exigências da Portaria. No entanto, como publicação ocorreu em 20 de Setembro e a mesma entrou em vigor em 60 dias após a sua publicação, o prazo final para regularização será 20 de Novembro de 2019.
A competência para comprovar o cumprimento da legislação será dos Fiscais de Defesa Agropecuária da ADAPAR. E o não atendimento da norma leva a proibição do alojamento de animais até que a unidade se regularize. Um dos itens que serão exigidos a partir desta Portaria é a fixação de um cartaz nos vestiários das granjas contendo orientações básicas de biosseguridade, como o exemplo a seguir:
Na manhã de quarta-feira (05), Médicos Veterinários da Regional da Adapar Cascavel e produtores de suínos da região, participaram de um encontro em Medianeira para debater o que consta em tal Portaria, conforme explica Michelle Onaga, Fiscal da Adapar Cascavel.
Fonte: João Hermes