Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Pesquisa: povo brasileiro é o que mais acredita em fake news

Embora se destaquem negativamente na pesquisa, 68% dos entrevistados no Brasil afirmam saber o diferencial entre o que é irreal e o que é verdade.

Pesquisa:  povo brasileiro é o que mais acredita em fake news

Uma pesquisa realizada em 27 países aponta que o Brasil é a nação com o maior número de pessoas que já acreditaram em pelo menos uma notícia que era boato: 62% dos entrevistados no país já levaram em conta uma fake news.

De acordo com a Ipsos, atrás do Brasil estão estão árabes e sul-coreanos (ambos com 58%), peruanos e espanhóis (57%), chineses (56%) e, empatados em quinto lugar, suecos, indianos e poloneses (55%).

Embora os brasileiros se destaquem negativamente na pesquisa, 68% dos entrevistados no país afirma saber o diferencial entre o que é irreal e o que é verdade. O país é o segundo que mais possui esse entendimento, junto com a Itália e depois da Suécia.

“Apesar de a maioria confiar em sua própria capacidade de discernir fato de boato, o brasileiro não demonstra essa confiança quando questionado sobre a aptidão de seus compatriotas, já que 51% não concordam que o cidadão médio tenha essa compreensão. A verdade é que as pessoas sempre acham que fake news, pós-verdade e ‘filtro bolha’ são problemas dos outros e não delas. E isso é assim no Brasil e em todo o mundo”, afirma Danilo Cersosimo, diretor de Opinião Pública na Ipsos.

O levantamento chamado de “Global Advisor: Fake News, Filter Bubbles, Post-Truth and Trust” consultou 19.200 pessoas entre os dias 22 de junho e 6 de julho.

Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. Agência Rádio Web/Estadão/Bahia.Ba