Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Unioeste corre risco de suspender atividades após redução de quase 50% no custeio

Valor repassado para custeio não é suficiente para pagar as despesas dos campi

  • 12/04/2018
  • Foto(s): Portal Rondon
Unioeste corre risco de suspender atividades após redução de quase 50% no custeio

As atividades desenvolvidas nos cinco campi da Universidade Estadual do Oeste-Unioeste correm o risco de serem suspensas por falta de dinheiro. A justificativa é uma redução considerável no repasse do custeio do Estado para a universidade.

O dinheiro do custeio é utilizado para pagar despesas como: limpeza, aquisição de materiais de consumo, pagar insumos para os laboratórios, entre outros.

Uma reunião do Conselho Universitário-COU nesta semana elaborou pontos que precisam ser atendidos de maneira urgente para não afetar os trabalhos nos campi da Unioeste.

O diretor do Campus de Marechal Cândido Rondon, Davi Felix Schreiner, destacou as questões consideradas fundamentais.

DAVI 1

Segundo o Sindicato de docentes da Unioeste - Adunioeste, se comparado o orçamento previsto para 2018 com executado em 2010, o deste ano é quase 50% menor. O presidente Luiz Fernando Reis destaca os valores aplicados no período.

LUIZ FERNANDO 

O Diretor do Campus de Marechal reforçou ainda que se não houver o repasse da verba já autorizada na Alep, as atividades serão suspensas por falta de dinheiro.

DAVI 2

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior emitiu uma nota afirmando que os recursos são repassados normalmente e podem sem alterados caso a necessidade seja comprovada.

Confira a nota:

Os repasses de recursos para a Unioste estão sendo feitos dentro da normalidade, trimestralmente. A previsão de orçamento inicial para 2018 (LOA) é de R$ 50.081.884,00 (recursos do Tesouro do Estado para custeio) e poderá ser alterado mediante a necessidade comprovada e aumento de arrecadação do Estado.

O Governo do Estado continua investindo no ensino superior e o orçamento destinado para as universidades estaduais apresenta um crescimento superior à inflação nos últimos anos. Os recursos destinados para pagamento de pessoal são a maior cota do orçamento das universidades.

Fonte: Gerson Kaiser

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)9982-99557