106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Com a renúncia de Beto Richa (PSDB), que deixa o governo do estado nesta semana, o cenário para as eleições de outubro começa a ganhar contornos mais definidos.
Depois de dois mandatos consecutivos à frente do executivo, o tucano tentará pela primeira vez se eleger ao Senado Federal.
Outro pré-candidato já declarado é o atual deputado federal Fernando Francischini (PSL). Também devem concorrer o ex-governador e atual diretor-geral do BRDE, Orlando Pessuti (MDB), que pode mudar de sigla, já que a situação interna com o atual partido está abalada, o deputado federal Alex Canziani (PTB) e a deputada federal Christiane Yared (PR), que está em seu primeiro mandato.
Ainda entre os nomes cotados para o pleito estão os deputados Ney Leprevost (PSD) e Rubens Bueno (PPS) e o ex-prefeito de Curitiba Gustavo Fruet (PDT).
Já na corrida pelo Palácio Iguaçu, diversas pré-candidaturas estão anunciadas, caso da vice Cida Borghetti, que assume a cadeira vaga, deputado estadual Ratinho Jr (PSD), Roberto Requião (MDB) – que encerra neste ano o seu atual mandato no Senado -, Jorge Bernardi (Rede), o ex-senador Osmar Dias (PDT) e o ex-deputado federal Dr Rosinha (PT).
Presença ainda incerta na corrida eleitoral, a senadora petista Gleisi Hoffman, que também termina o mandato em 2018, já afirmou que não deve tentar a reeleição, mas pode optar por outro cargo. Além dos nomes citados, diversos políticos se desincompatibilizaram recentemente e podem anunciar interesse na disputa.
O que vem por aí:
7 de abril é o prazo final para filiação de quem pretende concorrer. Também é o prazo para quem ocupa cargos executivos (presidente, governadores e prefeitos) renunciarem a seus mandatos caso queiram concorrer a outros postos.
20 de julho a 5 de agosto – Período de realização de convenções partidárias para definição de candidaturas.
15 de agosto – Último dia para registro de candidaturas.
16 de agosto – Início da campanha.
31 de agosto a 4 de outubro – Propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV no primeiro turno.
7 de outubro – Primeiro turno.
28 de outubro – Segundo turno.
Fonte: Kelly Cristina com inf. CBN