Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Atingido uma a cada 64 pessoas, Autismo tem tratamento mais eficaz com diagnóstico precoce

Autismo não tem cura, mas tem tratamento que pode ser muito eficaz para minimizar os sintomas

  • 03/04/2018
  • Foto(s): Psicoterapia Infantil/Ilustrativa
Atingido uma a cada 64 pessoas, Autismo tem tratamento mais eficaz com diagnóstico precoce

No Dia Mundial do Autismo, 02 de abril, alguns municípios da região e do estado desenvolveram atividades de conscientização da síndrome que atinge mais de 2 milhões de brasileiros.

Um dos exemplos é uma Audiência Pública que foi realizada na Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu, que contou com a participação de municípios da microrregião.

A neuropsicopedagoga, especialista em Transtorno de Espectro Autista-TEA, Chadya Furuzawa, foi uma das pessoas apresentou detalhes sobre o Autismo e destaca quais os principais sintomas.

CHADYA

Ainda segundo a especialista, com o avanço da medicina e com a divulgação dos sintomas e formas de manifestação do Autismo, atualmente uma a cada 64 pessoas é diagnosticada com a síndrome no mundo. O Autismo pode ser classificado com sintomas leves, moderados e graves e como disse a Chadya, o quanto antes procurar ajuda é melhor.

No oeste paranaense ainda não existem muitos grupos de apoio, mas nos municípios de São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia e Céu Azul, atua o Grupo TEAjudando, que ampara 40 famílias com casos já diagnosticados, com explica uma das integrantes, Liliane Rigo Hentz.

LILIANE

Ainda durante o encontro, foi apresentado para as famílias o Projeto de Lei 07/2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de exames para diagnóstico precoce na rede municipal de ensino de São Miguel. A autora do projeto, Vereadora Flávia Dartora, explica como vai funcionar o diagnóstico em caso de aprovação da proposta.

FLAVIA

Esses são exemplos que pais e os poderes públicos dos municípios de nossa região podem e devem seguir para que as famílias que tem casos de Autismo tenham uma qualidade de vida melhor.

Fonte: Gerson Kaiser

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)9982-99557