106,5 FM
Rádio Costa Oeste
No Dia Mundial do Autismo, 02 de abril, alguns municípios da região e do estado desenvolveram atividades de conscientização da síndrome que atinge mais de 2 milhões de brasileiros.
Um dos exemplos é uma Audiência Pública que foi realizada na Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu, que contou com a participação de municípios da microrregião.
A neuropsicopedagoga, especialista em Transtorno de Espectro Autista-TEA, Chadya Furuzawa, foi uma das pessoas apresentou detalhes sobre o Autismo e destaca quais os principais sintomas.
CHADYA
Ainda segundo a especialista, com o avanço da medicina e com a divulgação dos sintomas e formas de manifestação do Autismo, atualmente uma a cada 64 pessoas é diagnosticada com a síndrome no mundo. O Autismo pode ser classificado com sintomas leves, moderados e graves e como disse a Chadya, o quanto antes procurar ajuda é melhor.
No oeste paranaense ainda não existem muitos grupos de apoio, mas nos municípios de São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia e Céu Azul, atua o Grupo TEAjudando, que ampara 40 famílias com casos já diagnosticados, com explica uma das integrantes, Liliane Rigo Hentz.
LILIANE
Ainda durante o encontro, foi apresentado para as famílias o Projeto de Lei 07/2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de exames para diagnóstico precoce na rede municipal de ensino de São Miguel. A autora do projeto, Vereadora Flávia Dartora, explica como vai funcionar o diagnóstico em caso de aprovação da proposta.
FLAVIA
Esses são exemplos que pais e os poderes públicos dos municípios de nossa região podem e devem seguir para que as famílias que tem casos de Autismo tenham uma qualidade de vida melhor.
Fonte: Gerson Kaiser