Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Até o momento 11 são pré-candidatos a Presidência República

O registro das candidaturas ocorre em junho no TSE

  • 26/03/2018
  • Foto(s): Ilustrativa
Até o momento 11 são pré-candidatos a Presidência República

O prazo para registro oficial de candidaturas para a eleição de outubro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) começa em 10 de junho.

A partir desta data os partidos têm permissão para realizar as convenções e anunciar o nome de seus concorrentes.

Até lá, segue a fase de pré-candidaturas, quando os políticos afirmam sua intenção de disputar um cargo, mas ainda precisam da confirmação do partido e do TSE.

Até o momento, onze nomes já se colocaram como pré-candidatos para a Presidência da República, sendo duas mulheres.

Marina Silva, ambientalista e ex-ministra do Meio Ambiente do governo Lula, confirmou em dezembro que deve disputar a vaga pela terceira vez pela Rede.

A ex-deputada federal e atualmente deputada estadual no Rio de Grande do Sul, Manuela Ávila, do PCdoB, fez o lançamento de sua pré-candidatura em novembro.

A pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo PT, é a que tem mais repercussão.

Isso por que ele corre o risco de ficar fora da disputa já que em janeiro foi condenado em segunda instância pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Lula ainda tem direito a um último recurso na corte, se a decisão for mantida, ele pode ser preso e considerado impedido pela Lei da Ficha Limpa.

Além de Lula e Manuela Dávila, entre os nomes que se apresentam como candidatos de partidos da esquerda estão Guilherme Boulos, filósofo e líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, que anunciou sua pré-candidatura pelo Psol no início de março;

e Ciro Gomes, ex-governador do Ceará e ex-ministro da Fazenda do governo Itamar Franco, lançado como pré-candidato também em março pelo PDT.

Pelo menos dois nomes aparecem como possíveis candidatos do governo Temer.

Rodrigo Maia, do Democratas, atual presidente da Câmara, é um deles, apesar de se colocar como independente.

O outro é o atual ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciado como pré-candidato pelo seu partido, o PSD, ainda em setembro de 2017.

Ainda na base aliada do governo, estão os pré-candidatos pelo PSDB, Geraldo Alckmin, atual governador de São Paulo e que já disputou à presidência uma vez, e Jair Bolsonaro, que se filiou ao PSL e confirmou no início de março sua intenção de se candidatar.

Outros dois nomes com as pré-candidaturas anunciadas são o senador Álvaro Dias, do Podemos, e o empresário João Amoêdo, que deve concorrer pelo Partido Novo.

As eleições presidenciais ocorrem em todo o país em outubro, sendo o primeiro turno no dia sete e, caso ocorra, o segundo turno no dia 28. Outras informações sobre o pleito no site tse.jus.br.

Fonte: Agência Brasil

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)9982-99557