Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Oeste leva caravana à audiência do 'projeto do calote'

  • 26/02/2016
  • Foto(s): Assessoria
Oeste leva caravana à audiência do 'projeto do calote'
Uma caravana de empresários e executivos de associações comerciais do Oeste do Paraná seguirá na segunda-feira (29) para Curitiba. Eles vão participar, na terça, dia 1º, de audiência na Assembleia Legislativa do Estado. Empresários de todo o Estado vão estar no evento, que debaterá o teor daquele já conhecido como o projeto do calote, de autoria do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli, líder do governo Beto Richa na Assembleia Legislativa do Paraná.

Pela proposta de Romanelli, os birôs de proteção ao crédito terão de enviar carta registrada com AR a devedores e a caloteiros do comércio. A medida encarece em dez vezes o sistema de comunicação que já existe. Caso a matéria seja aprovada, haverá sérios prejuízos a empresas, aos consumidores e à economia do Estado, diz o presidente da Caciopar, Sergio Marcucci.

Com a medida, muitas empresas não registrarão mais consumidores em débito, porque o valor do procedimento inviabilizará a negativação. Assim, para se proteger, as empresas precisarão aumentar valores para compensar possível calote, prejudicando a todos, principalmente os bons pagadores. 

Com os bancos de dados fragilizados, então a informação para compras a prazo será imprecisa, expondo as empresas à índices elevados de calote. Em São Paulo, onde a lei já existe, a inadimplência cresceu 40%. Com o fechamento de empresas, segundo Sergio Marcucci, haverá desemprego e perdas irreparáveis à economia do Estado. 

???Não dá para entender os motivos que levam um parlamentar a propor uma lei dessas que, em vez de proteger e fortalecer o comércio e o emprego, faz justamente o contrário???, lamenta o presidente da Caciopar. 

As coordenadorias estão mobilizando seus deputados, explicando a situação e pedindo para que rejeitem a matéria quando ela for a plenário.

Fonte: Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533