Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Festa Pomerana é aprovada como evento oficial de Marechal Rondon

Neste ano, ela aconteceu no último dia 24 no Parque de Exposições

  • 14/03/2018
  • Foto(s): marechalnews
Festa Pomerana é aprovada como evento oficial de Marechal Rondon

A Câmara de Marechal Cândido Rondon aprovou na segunda-feira (12), em definitivo, o projeto de lei 03/2018, que declara a “Festa Anual Pomerana” evento oficial do município. Conforme o projeto de lei, que é de autoria do vereador Adelar Neumann, a festa será sempre realizada no quarto domingo de fevereiro. Neste ano, ela aconteceu no último dia 24 no Parque de Exposições, promovida pela Associação de Pomeranos de Marechal Cândido Rondon – Apomar.

Os pomeranos são alemães originários da Pomerânia, situada na região do Mar Báltico, entre os países da Alemanha e Polônia. A língua desse povo é o pomerano. Mas, desde o século XIX o alemão também passou a ser utilizado na Pomerânia. Foi também no século XIX que aproximadamente 30 mil pomeranos imigraram para o Brasil, tendo um total atual de descendentes de cerca de 330 mil pessoas.

Com a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, a maior parte da Pomerânia foi anexada à Polônia, e a maioria dos alemães acabaram sendo expulsos. Em função disso, vieram para o Brasil três levas de imigrantes, sendo que um grupo se instalou em Rondônia, outro no Espírito Santo e o terceiro no Rio Grande do Sul.

“É justamente deste último Estado a grande quantidade de pomeranos que hoje reside em Marechal Cândido Rondon, num total estimado de aproximadamente 2 mil pessoas”, explica o vereador Adelar. Segundo ele, o povo pomerano faz questão de preservar a sua origem, valorizando a fala na língua originária entre os descendentes.

“Um dos objetivos da Apomar é preservar a história do povo pomerano, que tem características bem singulares, entre as quais serem agricultores em sua grande maioria, tanto que o Brasil é o único país no mundo que preserva esta língua entre os seus descendentes”, enaltece Adelar.

Fonte: marechalnews

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)9982-99557