Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Fóssil do maior dinossauro do Brasil é tirado de montanha

Primeiros fósseis foram localizados na região em 2008

Fóssil do maior dinossauro do Brasil é tirado de montanha

Mais um fóssil da espécie Uberabatitan ribeiroi, o maior dinossauro já identificado em solo brasileiro, foi encontrado em Uberaba. A ossada foi retirada nesta quarta-feira (13) do alto de uma montanha, às margens da BR-050, por um grupo de geólogos do Museu dos Dinossauros da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

O Uberabatitan ribeiroi pertence à família do titanossauro, grupo de dinossauros herbívoros. Segundo especialistas, o bicho pode ter passado dos 15 m de comprimento e as camadas de rocha nas quais foi achado têm entre 70 milhões e 65 milhões de anos – o finalzinho da Era dos Dinossauros.

Gigante geológico

 

O fóssil com cerca de 80 centímetros foi localizado na última segunda-feira (11) por cerca de 30 estudantes de geologia da Faculdade do Rio de Janeiro, que faziam um estudo específico na estrutura da montanha. Durante a pesquisa, eles fizeram a descoberta arqueológica.

O geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro foi quem liderou a equipes de escavações do museu. "É quase certo que seja um fêmur atribuído ao que nada mais é que o maior dinossauro brasileiro", explicou. "Seria um indivíduo de porte pequeno, médio. Pelo tamanho do fêmur, que chegaria a 1,05 metro no máximo, um animal de 12 a 13 metros."

Réplica

 

Os primeiros fósseis do Uberabatitan ribeiroi foram encontrados em 2008 em uma área próxima de Uberaba, por isso o nome é uma homenagem à cidade. Uma réplica de 20 metros de altura da espécie que viveu há 70 milhões de anos na região pode foi montada e pode ser conferida no Museu dos Dinossauros.

"Ajuda a montar o quebra-cabeça não só das formas que viveram no passado geológico, como também ter uma perspectiva de como era a paisagem", observa o geólogo.

Fonte: g1