Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Peixe de produtores paranaenses vai ter diminuição na carga tributária

O decreto foi assinado pelo governador Beto Richa nesta quinta-feira (23)

Peixe de produtores paranaenses vai ter diminuição na carga tributária

A alíquota sobre a carga tributária da cadeia do peixe do Paraná vai diminuir de 12% para 7% nas operações de saídas interestaduais que tenham como destino o estado de São Paulo, que é o principal comprador. O decreto foi assinado pelo governador Beto Richa nesta quinta-feira (23), em evento na cidade de Primeiro de Maio, na região Norte do Paraná. O governador destacou a importância da iniciativa, que terá validade até 30 de abril de 2019, para proteger e estimular a produção paranaense. Ele explicou que o decreto atende a demanda de pescadores e comerciantes de peixes.

O decreto tem base na Lei 14.160, de 2003, que dá compensação fiscal ao contribuinte que se julgue prejudicado pela concorrência no mercado nacional. A lei autoriza o Estado a dar tratamento tributário diferenciado em relação ao Imposto, a fim de garantir a competitividade da produção paranaense.

O Governo do Estado incentiva a piscicultura e outras técnicas para fomentar a agricultura familiar e, com isso, mantém programas como o de compra direta dos produtores, o de aquisição de alimentos e o aumento de compra de produtos para a merenda escolar.

Ainda de acordo com o Governador Beto Richa, o Paraná foi o primeiro a cumprir a determinação federal sobre a compra de 30% de alimentos da agricultura familiar para a merenda. Atualmente esse número passa de 50%. No ano passado, o Paraná produziu mais de 100 mil toneladas de peixe cultivado, um avanço de 16,5% sobre 2015. O valor bruto da produção ultrapassou os 615 milhões de reais em 2016. No mesmo evento, foi anunciado repasse de quase 4 milhões de reais para o município de Primeiro de Maio, para a prefeitura comprar terrenos e equipamentos.

Fonte: AEN