Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Sete benefícios do dente-de-leão que você provavelmente não conhecia

Sete benefícios do dente-de-leão que você provavelmente não conhecia

Também conhecido como chicória amarga, é uma planta pertencente à família Asteraceae.

É considerada uma “erva daninha”, embora tenha sido usada na medicina alternativa por suas múltiplas propriedades nutricionais e benefícios para a saúde.

Ele cresce facilmente em jardins, estradas e pastagens, embora muitos a cultivem de propósito, para aproveitá-la na preparação de remédios naturais.

Embora muitos ignorem seus benefícios, é um ingrediente ao qual são atribuídos efeitos anti-inflamatórios, diuréticos e antioxidantes.

Seu consumo, especialmente em infusão, evita o desenvolvimento de algumas doenças e ajuda a otimizar o funcionamento de vários sistemas corporais.

Principais benefícios do dente-de-leão

1. Combate a retenção de líquidos

Devido às suas propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, o dente-de-leão foi utilizado como suplemento para estimular a eliminação de líquidos retidos no corpo.

Os seus recursos naturais melhoram a função renal e ajudam a remover o excesso de fluidos através da produção adequada de urina.

Para este efeito, pode ser consumido em infusão 2 ou 3 vezes por dia.

2. Melhora o funcionamento do fígado

A raiz do dente-de-leão é um protetor conhecido do fígado, não só porque ajuda a otimizar seu funcionamento, mas porque evita problemas inflamatórios e regula o fluxo da bile.

Seus antioxidantes ajudam a remover as toxinas que são retidas nos tecidos e, como se não fosse suficiente, evitam distúrbios como o fígado gorduroso.

É conveniente consumi-lo pelo menos 3 vezes por semana, preparado em infusão.

3. Combate o intestino preguiçoso

Esta planta tem um ligeiro efeito laxante que ajuda a melhorar os movimentos intestinais, para conseguir a eliminação ideal dos resíduos que se acumulam no interior dos intestinos.

Contém quantidades elevadas de fibra dietética e antioxidantes que, em conjunto, apoiam as funções do trato gastrointestinal para evitar a digestão lenta.

Também é recomendado em caso de indigestão e gases, pois ajuda a neutralizar o pH ácido, sem afetar a atividade das bactérias saudáveis.

Consumir uma xícara em infusão, 2 horas antes de ir para a cama.

4. Combate a anemia

Devido à sua contribuição significativa de ferro, magnésio e cálcio, esta planta saudável também é um bom complemento para acelerar a recuperação de episódios de anemia e fadiga.

Sua absorção no organismo auxilia na formação de glóbulos vermelhos e brancos, ajudando, entre outras coisas, a fortalecer o sistema imunológico.

Prepare um litro dessa infusão e beba 3 ou 4 vezes por dia.

5. Protege a saúde dos olhos

Devido ao seu conteúdo essencial de nutrientes, outro dos benefícios do dente-de-leão é o fato de que ele pode ajudar a proteger a saúde ocular.

Contém luteína e zeaxantina, dois componentes que minimizam o risco de catarata, degeneração macular e outras condições relacionadas ao desgaste da idade.

Consumir uma xícara de infusão diariamente, pelo menos 3 vezes por semana.

6. Combate problemas cutâneos

O consumo e a aplicação externa do dente-de-leão são uma solução natural contra os principais problemas que afetam a saúde da pele.

Suas propriedades antioxidantes ajudam a limpar o sangue, removendo toxinas que afetam a gravidade da acne e eczema.

Tem efeitos anti-inflamatórios e curativos que promovem a cicatrização de feridas superficiais e alergias.

Em infusão, ingerir 2 ou 3 vezes ao dia para curar doenças da pele.
Externamente, aplique com compressas ou adicione em unguentos.

7. Alivia a inflamação

Esta planta contém ácidos graxos, betacarotenos e minerais essenciais que, quando assimilados no corpo, ajudam a restaurar o equilíbrio de seus processos inflamatórios.

A absorção dessas substâncias promove o alívio de doenças comuns, como dores de cabeça, e além disso, facilita o tratamento de doenças crônicas, como artrite e osteoartrite.

Use-o se você sofre de cólicas noturnas ou dores nas articulações.
Tome 2 ou 3 xícaras de infusão por dia para preveni-la e tratá-la.
Opcionalmente, prepare a infusão e aplique com compressas quentes na área dolorosa.
Deixe agir por 10 minutos, e repita o seu uso todos os dias.

Tenha em mente que, apesar dos benefícios do dente-de-leão mencionados aqui, esta planta é contraindicada para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Suas tinturas contêm altos níveis de álcool, o que pode ser prejudicial. Tampouco deve ser administrada em pacientes com problemas de cálculos biliares ou vesícula biliar.

Fonte: Melhor com saúde