Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Seis propriedades medicinais da camomila

Seis propriedades medicinais da camomila

Conheça neste artigo as principais propriedades medicinais da camomila, uma das ervas mais apreciadas por várias populações em todo o mundo.

Ela oferece vários benefícios que podem ser aproveitados em qualquer situação de saúde, já que nos proporciona bem-estar de forma rápida e segura.

Suas propriedades benéficas para a saúde não passam despercebidas e são usadas desde a antiguidade para diferentes fins terapêuticos.

Podemos consumi-la em forma de chá, mastigando suas folhas, como enxaguante bucal e até aplicada sobre a pele.


Seis propriedades medicinais da camomila

1. Combate a indigestão

A maioria das pessoas recorre à camomila nestes casos, pois costuma aliviar muitos tipos de problemas que ocorrem no sistema digestivo.

Assim, esta erva é útil para aliviar as cólicas intestinais, assim como para aliviar dores por gastrite, náuseas e vômitos quase que de forma instantânea.
Seu bom efeito na mucosa digestiva se deve ao fato de que relaxa o músculo intestinal e desinflama os tecidos gastrointestinais.


Desta forma, evita as flatulências, assim como o aumento do ácido clorídrico e, por sua vez, as probabilidades de ter uma indigestão.

2. Reduz os níveis de colesterol

A camomila é muito eficaz na hora de diminuir os níveis de colesterol quando se encontram acima do nível normal, graças a sua capacidade para eliminar as gorduras do sangue.

Por este motivo, recomenda-se que todas aquelas pessoas com colesterol alto tomem, pelo menos, uma xícara de infusão de camomila por dia.
Ainda assim, devem manter uma dieta pobre em gorduras.

Desta maneira conseguirão regular os ácidos graxos. É que, a longo prazo, o excesso de gorduras traz consequências prejudiciais para a saúde e para o bem-estar.

3. Adeus à insônia e à ansiedade

Se você é uma pessoa muito nervosa ou que sofre constantemente de episódios de ansiedade, incluir a camomila em seu dia a dia será um tratamento natural muito positivo e proveitoso.

Ao tomá-la em forma de infusão conseguiremos diminuir gradativamente os sintomas do estresse ou da depressão.
Você pode começar a usar desde já esta planta medicinal para conseguir os benefícios que atenuam o nervosismo e a insônia.
Ela irá ajudar a pegar no sono com uma facilidade maior e a se manter relaxado durante todo o dia.

4. Combate a dor da TPM

Se as cólicas menstruais te afetam todos os meses, você tem a estratégia de usar a camomila como aliada.

É que, além de ser uma erva com propriedades anti-inflamatórios que atuam no útero nesta fase, também tem ações estrogênicas.
Isso implica uma regulação dos hormônios femininos, por isso conseguirá fazer com que seja muito mais pontual em sua data de menstruação e diminuirá as irregularidades, se existirem.

Quanto mais camomila você consumir, melhores serão os benefícios aliviadores para as cólicas menstruais.

Esta permitirá uma maior fluidez e conseguirá fazer com que a dor seja bastante amenizada.
5. Renova a suavidade da sua pele

Propriedades medicinais da camomila

Por ser uma erva seca, a camomila é uma excelente forma de renovar a textura de sua pele, deixando-a bem suave.

Se você aplicar a camomila em qualquer um dos seus cremes corporais, conseguirá ter os mesmos efeitos e eliminar as impurezas da pele por completo.
Também é um bom método esfoliante, ideal para acabar com as células mortas que se acumulam na superfície da pele.

6. Ajuda nos problemas oculares

A camomila é uma erva que oferece propriedades medicinais para aliviar a coceira, a irritação e os olhos vermelhos que costumam acompanhar a doenças como a conjuntivite ou a alergia.

Seus efeitos refrescantes duradouros melhoram a saúde de seus olhos. Para desfrutar desta qualidade basta colocá-la diretamente sobre as pálpebras.

Agora que você já conhece todos os seus benefícios, não deixe de aproveitar cada uma das vantagens e propriedades medicinais da camomila para combater muitos problemas de saúde naturalmente.

Fonte: Portal angels